Comércio reabre de forma gradual nesta semana em São Paulo

A retomada gradual das atividades econômicas da capital paulista segue os critérios da fase laranja de flexibilização do Plano São Paulo
Conforme previsto no Plano São Paulo do governo estadual, a cidade de São Paulo vai reabrir o comércio de rua nesta quarta-feira (10) e os shoppings nesta quinta-feira (11), após aprovados os protocolos de retomada pela Prefeitura da capital paulista e pela Vigilância Sanitária.

Já faz mais de dois meses que os estabelecimentos fecharam as portas por causa da quarentena, decretada no Estado no combate à pandemia da covid-19. As atividades imobiliárias também serão retomadas nesta quarta-feira (10) por quatro horas, desde que o horário de abertura e fechamento não coincida com o horário de pico. Os estabelecimentos poderão funcionar com 20% da capacidade máxima.

O comércio de rua vai poder funcionar das 11h às 15h, enquanto os grandes shoppings vão abrir as portas das 16h às 20h e os shoppings populares poderão abrir das 6h às 10h.

O objetivo da definição dos horários é não sobrecarregar o transporte público. Algumas medidas são fundamentais para a reabertura, como contratação da equipe de limpeza da loja; controle/recebimento de mercadoria; compra de álcool gel e máscaras de proteção; manutenção no sistema de ar condicionado e iluminação.

Na sexta-feira (5) passada a Prefeitura autorizou a reabertura de escritórios e concessionárias.

“A retomada gradual das atividades econômicas da capital paulista é muito importante, mas é indispensável seguir todos os protocolos de saúde para que não aumente ainda mais o número de infectados e mortes e nos faça retroceder para a fase vermelha”, disse o médico e vereador Gilberto Natalini (PV-SP).

 

About natalini