Tuberculose

Tuberculose tem cura!

Clique aqui   e confira todas as informações para o cidadão e profissionais de saúde sobre a doença.

Transmissão e sintomas

A tuberculose é transmitida por via respiratória quando o doente fala, tosse ou espirra. Já o compartilhamento de objetos como roupas, toalhas ou copos não trazem risco de contaminação. Outros fatores que aumentam a probabilidade de infecção são o tipo de ambiente partilhado (fechado ou com pouca ventilação) e a condição imunológica do individuo. 
Tosse persistente por mais de três semanas é o principal sintoma da doença, que também provoca dores no peito, perda de peso, falta de apetite, febre e sangramento das vias respiratórias. A bactéria causadora da tuberculose atinge os pulmões, mas também pode se alojar em outros órgãos. Caso apresente os sintomas, é importante procurar um posto de saúde para realizar o exame de escarro. 
A prevenção à tuberculose é oferecida pela vacina BCG, aplicada em crianças recém-nascidas ou com até, no máximo, 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida. A dose protege a criança contra as formas mais graves da doença e está disponível gratuitamente, nas salas de vacinação das redes de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo maternidades. A vacina não dá imunidade para o adulto.