Gilberto Natalini SP

Desta vez, o motivo foi o proselitismo em favor
da candidatura de Henrique Meirelles ao governo de Goiás

 

O vereador paulistano Gilberto Natalini (PSDB) encaminhou nova representação contra o presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Superior Tribunal Eleitoral. O motivo é novamente a propaganda política fora de hora que Lula faz nos eventos oficiais dos quais participa. Desta vez, o propagandeado foi o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Durante cerimônia oficial em Goiás Lula defendeu a candidatura de Meirelles a governador, afirmando que o Estado “só terá a ganhar” com sua eleição.

 

Os elogios repercutiram amplamente na imprensa. Ao entrar com a representação, Natalini pretende expor sua indignação e fazer sua parte para impedir que o hábito de Lula de utilizar a máquina pública para alavancar a candidatura de seus aliados persista. A acusação se apóia em dois argumentos: a lei que estipula que a propaganda eleitoral só tem início após o dia 5 de julho do ano da eleição e um artigo da Carta da República, que estabelece o princípio da impessoalidade.

 

Como consta no documento, os governantes devem “trabalhar pelo bem comum, jamais servir aos interesses de pessoas, grupos ou facções”. Pede-se que medidas legais sejam tomadas e que se apliquem as sanções necessárias.