APCD foi homenageada pelos 100 anos na Camara Municipal

O vereador Gilberto Natalini, médico e grande apoiador da classe odontológica entregou em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 17/08, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo a uma das mais importantes entidades odontológicas de São Paulo.

 

 

 

"Começamos a trabalhar pela classe odontológica, quando ainda era Presidente do CONASEMS, hoje essa classe já está incluída no PSF, gerando muitos empregos. A Prefeitura de São Paulo destina 22% do seu orçamento para a saúde, um investimento acima do normal, isso porque o Governo Federal não tem feito a sua parte", disse o Vereador Natalini.

 

No início do século XX, várias transformações econômicas e políticas no País ocorrendo e a aspiração de uma categoria por um objetivo comum em ebulição: a fundação de uma entidade representativa para a comunidade odontológica paulistana, capaz de integrar a classe e de prover investimento na capacitação profissional e na oferta de serviços com mais qualidade para a saúde bucal da população.

 

O começo dessa história não foi fácil. Foram duas tentativas que não tiveram êxito: a primeira em 1906 e a segunda em 1908. Apenas em 1º de abril de 1911, a história da Odontologia de São Paulo começou a ser escrita, verdadeiramente, com a fundação da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).

 

O crescente sucesso dos congressos, a credibilidade adquirida com as empresas, a confiança dos associados e o resultado de uma administração séria e responsável permitiram novas aspirações que foram ficando maiores e mais ambiciosas. A principal delas: a edificação da nova sede. Foram necessários 15 anos de muito empenho de todos os associados, mas principalmente da direção da APCD, para vencer os obstáculos da construção da atual sede. Em 2002, foi inaugurada oficialmente a Nova Sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, o Edifício Prof. Dr. Raphael Baldacci Filho, com a presença do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. A Odontologia paulista, enfim, tinha muito que comemorar. O espaço conta com mais de 19.000 m² de área construída.

 

Hoje, ao celebrar 100 anos de história, a APCD reafirma seu papel de entidade comprometida com a classe odontológica e com o fortalecimento da Odontologia paulista e brasileira. Representada em todo o Estado de São Paulo, por meio de suas Regionais e núcleos, a cada dia se empenha mais e mais para oferecer o que há de melhor aos seus associados em ensino continuado, diversos benefícios, defesa da classe e projeção da Odontologia em nível nacional e internacional.

 

Além do Dr. Adriano Folghieri (Presidente da APCD) e do vereador Natalini, participaram da solenidade as seguintes pessoas: Paulo Kron Psanquevich, representando a Secretaria Municipal de Saúde; Rubens Corte Real de Carvalho, do Conselho Federal de Odontologia; Emil Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia; Silvio Jorge Cechetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; e Reinaldo Brito e Dias, presidente do Comitê dos 100 anos da APCD.

 

Serviço:

Sessão Solene de entrega de Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo à APCD

Data: 17/08

Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de São Paulo- Salão Nobre

About natalini