[01/10/2007 16:34:19] Envelhecimento saudavel sera discutido em seminario

Envelhecimento saudável será discutido em seminário

Vereador Gilberto Natalini se une a órgãos públicos para debater políticas públicas que proporcionem melhor padrão de vida à terceira idade

No dia 26 de outubro, idosos, Subprefeitos, Secretários, entre outras autoridades, se re unem em seminário sobre Envelhecimento Saudável, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa. O encontro é uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini, em parceria com o deputado José Augusto, UNIFESP, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Coordenadoria de Saúde Sul, Agita Sampa e Secretaria Especial para Participação e Parceria.

Considerando que a população com mais de 60 anos, altamente revestida de importância social, constitui ampla camada na pirâmide etária, o debate de políticas públicas em prol dos idosos é imprescindível.  Também é necessário ressaltar a importância de se envelhecer de forma saudável, com a prática de atividades físicas adequadas.

Dessa forma, o objetivo do seminário é incentivar a discussão e formulação de planos de ação que promovam um envelhecimento saudável e ativo. Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o projeto faz parte do Programa de Envelhecimento e Curso de Vida, que teve origem em 2002, no Segundo Encontro Mundial das Nações Unidas sobre Envelhecimento, em Madri.

O seminário tem como base a publicação "Saúde e Envelhecimento: Um Trabalho de Discussão", de 2001, de circulação bastante divulgada em oficinas no Brasil, Canadá, Países Baixos, Espanha, Reino Unido. A questão principal gira em torno da necessidade de melhorar as condições na "terceira idade", uma vez que a expectativa de vida tem aumentado em grande parte do mundo.

O texto aponta planos de ação para o envelhecimento ativo, além de conter recomendações e comentários de 29 especialistas, oriundos de 21 países, que se reuniram para discussão em janeiro de 2002 no Japão. O público-alvo são governantes, entidades não-governamentais, idosos e o setor privado – todos aqueles responsáveis pela formulação de políticas e programas ligados ao envelhecimento.

SERVIÇO:

Seminário sobre Envelhecimento Saudável
Local: Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa- Av. Pedro Álvares Cabral, 201
Data: 26 de outubro, às 9 horas.
Inscrições: natalini@camara.sp.gov.br

About natalini