[02/04/2009 19:43:19] XXI Ciclo de Debates abordara a hipertensao arterial

XXI Ciclo de Debates abordará a hipertensão arterial

Idealizada e organizada pelo vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP), a 21ª edição do Ciclo de Debate Município Saudável acontece às 10h do dia 6 de abril, segunda-feira, na Câmara Municipal de São Paulo. Em parceria com as Sociedades Brasileiras de Nefrologia (SBN), de Hipertensão (SBH) e de Cardiologia (SBC), o evento discutirá a hipertensão arterial, em homenagem ao Dia Nacional de Atenção à Hipertensão (26 de abril).

Os palestrantes serão os doutores Carlos Alberto Machado (SBC), Rui Ramos(SBC), Décio Mion (SBH), Cibele Rodrigues (SBN), Márcia Massironi (Secretaria Municipal de Saúde), além da Presidente da Federação Nacional das Associações de pacientes Hipertensos (Fenapah), Sra. Maria da Conceição Ribeiro.

Município Saudável

O Ciclo de Debates nasceu com o objetivo de construir uma estratégia que consolide a saúde dentro de uma ótica ampliada de qualidade de vida em todas as instâncias da cidade. A idéia é ultrapassar os muros da assistência à saúde e, por meio de políticas integradas em todos os setores, conceber atividades de promoção da saúde que capacitem os cidadãos para melhorar e controlar as suas condições de saúde.

O conceito de "município saudável" foi cunhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma conferência no Canadá, na década de 70. O termo se refere a comunidades que continuamente promovem ações de melhoria física e social, visando a qualidade de vida da população.

Em 1999, durante o XV Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), foi lançada a Rede Brasileira de Municípios Saudáveis, com a participação de cerca de 40 secretarias municipais de saúde, incluindo a da cidade de São Paulo.

Pressão alta

A hipertensão arterial ou pressão alta, como é popularmente conhecida, acomete um em cada cinco brasileiros. Por não apresentar sintomas específicos, manifestando-se de maneira silenciosa, muitas pessoas não sabem que são portadoras da doença.

Diagnostica-se pressão alta quando a "força" com que o coração bombeia o sangue através dos vasos está acima de 140x190mmHg, em condições pré-estabelecidas. A doença se desenvolve com mais frequência em idosos, mas o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade, estresse, hábito de fumar e mesmo a hereditariedade podem contribuir com um quadro hipertensivo em qualquer idade.

SERVIÇO:
XXI Ciclo de Debates Município Saudável: Hipertensão Arterial
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar
Data: Segunda feira, 6 de abril, às 10h
Informações Luciana Feldman – 3396-4405

About natalini