[02/10/2007 18:06:08] Homenagem a pediatra reune 200 pessoas na Camara

Homenagem a pediatra reúne 200 pessoas na Câmara

Com a presença de 200 pessoas, entre diversas lideranças médicas como o presidente do CRM-SP, Henrique Carlos Gonçalves, os deputados federais Walter Feldman, atual secretário de Esportes da capital, e José Aristodemo Pinotti, além do apresentador do SBT Carlos Alberto de Nóbrega (sobrinho do homenageado), a Câmara Municipal concedeu nesta segunda-feira, 1º de outubro, o título de Cidadão Paulistano ao Dr. Fernando José de Nóbrega. Há 50 anos dedicando-se à Pediatria, o professor foi homenageado por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PSDB).

Especialista em Neonatologia, Terapia Infantil e Nutrição,  Nóbrega nasceu no Rio de Janeiro, em  15 de maio de 1930. Ingressou na Faculdade Fluminense de Medicina em 1949. Foi secretário do Diretório Acadêmico e representante junto à União Estadual de Estudantes. Formado em 1954, atuou no Serviço Médico do Estado do Rio de Janeiro por dois anos. Em 1956, quando se mudou para São Paulo, Nóbrega ingressou no Departamento Estadual da Criança, trabalhando em diversos postos da periferia da cidade.

O médico exerceu papel importante também na área acadêmica, tendo organizado, em 1968 o Departamento de Pediatria da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas (FCMBB), hoje Unesp. Exerceu vários cargos na Instituição e foi eleito Supervisor do Curso Médico por três vezes. Também ocupou vários cargos na Escola Paulista de Medicina, inclusive o de Vice-Diretor.

Em 1992, foi designado Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Passou também a dirigir o Núcleo de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (NUNADI), da mesma secretaria.

Já aposentado, em 2000, o doutor recebeu convite do Hospital Israelita Albert Einstein para ocupar os cargos de coordenador do Programa de Nutrição na Comunidade Paraisópolis e de coordenador de Ensino e Pesquisa em Nutrição Humana.

Nóbrega também atuou no mercado editorial, tendo publicado em 2004, o livro Vínculo Mãe-Filho, resultado de uma experiência de 14 anos no Hospital Albert Einstein. No setor da saúde filantrópica, prestou Assessoria Científica à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo.

A homenagem prestada pelo vereador Natalini foi mais do que justificada. Tendo desenvolvido papel de suma importância na medicina brasileira, Nóbrega vem cuidando, há 50 anos, das nossas crianças, com muito respeito e dignidade.

About natalini