[03/12/2007 10:57:04] Cuidando bem de Santo Amaro

Cuidando bem de Santo Amaro

Santo Amaro Ação Total é o nome da operação que, desde o começo do ano, vem trazendo um novo tom às ruas de Santo Amaro. Coordenado pela subprefeitura, o programa consiste numa série de operações que contemplam a “zeladoria urbana”, como gosta de observar o subprefeito Geraldo Mantovani. Simpático a esse estilo de administrar, o vereador santamarense Gilberto Natalini elogia. “São medidas simples e eficazes”, diz ele, sobre o programa que combina  poda e remoção de árvores, limpeza de bueiros, praças e córregos, serviços de fiscalização (retirada de propaganda irregular, painéis, outdoors, faixas, banners) e manutenção e conservação dos bens públicos.

 

 Subprefeito Mantovani e vereador Natalini: zeladoria pública, por uma qualidade de vida melhor

Na manhã de sábado, último dia do multirão, o programa é encerrado com a Operação Cata-Bagulho, para recolher materiais inservíveis que os santamarenses depositam nas calçadas.

O Ação Total vai além da infra-estrutura: saúde também interessa. Aos sábados, uma tenda oferece exames de diabetes, glicemia, pressão, além de promover a conscientização sobre dengue e aids, distribuindo preservativos. No quesito lazer, a população é contemplada com as ruas de lazer, que são especialmente fechadas para a prática de esportes, brincadeiras e outras atividades físicas. No meio-ambiente, destaque para o programa de educação ambiental desenvolvido com a população.

Para facilitar a ação do programa, Santo Amaro foi subdivido em nove micro-regiões, que formam quadriláteros demarcados por ruas. Das 18 operações previstas, 16 já foram realizadas em diferentes trechos. A duração de cada uma é de cerca de 10 dias. A última foi feita no dia 10 de novembro, no quadrilátero as avenidas Bandeirantes, Prof° Vicente Rao, Washington Luís e Luís Lino de Moraes Leme.

Até hoje, as operações já limparam mais de cem mil metros quadrados de córregos, tampou mais de sete mil buracos, recolheu mais de 300 toneladas na Operação Cata-Bagulho, retirou mais de 300 peças publicitárias irregulares, além do atendimento de saúde e distribuição de folhetos informativos. Também pintou mais de 30 mil metros quadrados de muros pichados, regularizou mais de seis mil serviços de iluminação e distribuiu mais de 11 mil preservativos.

O intuito do Ação Total é, além de amparar as condições da população local, promover a integração de instituições de ensino, entidades de bairro, clubes e estabelecimentos comerciais com a Subprefeitura, em prol do bem-estar da comunidade. “É a prefeitura trabalhando em benefício das pessoas”, resume José  Carlos Pugliano, um dos coordenadores do programa.

About natalini