[05/03/2008 08:43:06] Balanco positivo na Subprefeitura da Penha

Balanço positivo na Subprefeitura da Penha

A região da Penha não se destaca no cenário paulistano apenas por suas tradições, com um pouco de história a ser contada em cada esquina. Aqui também é o palco de algumas das ações políticas mais notáveis de São Paulo, a serem seguidas pelas demais Subprefeituras.

No dia 14 de fevereiro, o prefeito Gilberto Kassab, acompanhado pelo subprefeito José Araújo, pelo vereador Gilberto Natalini e lideranças da região  esteve na Associação Comercial do bairro para conferir a prestação de contas dos três anos da gestão de José Araújo na Subprefeitura penhense.

Foram apresentados os projetos aplicados em diversos setores dos quatro distritos que compõem a Subprefeitura: Artur Alvim, Vila Matilde, Cangaíba e Penha. Também foram pauta as metas para 2008.

Mais saúde

Apesar de investimentos em todas as bases que constroem uma boa qualidade de vida, é na saúde que estão os maiores ganhos. Foram sete UBSs reformadas: A. E. Carvalho, Arthur Alvim, Jardim Nordeste, Vila Granada, Jd. São Nicolau, São Francisco e Cidade Patriarca. Outras quatro continuam em obras: Engenheiro Goulart, Dr. Emílio Santiago de Oliveira, José de Anchieta e Antônio Vilalobo. Outras sete estão com reformas programadas. As UBSs Vila Silivia e Chácara Cruzeiro de Sul estão em construção, quatro UBSs-PSFs em reforma e sete UBSs com reforma programada. Também há seis AMAs implantadas, um hospital reformado e três centros de especialidades reformados.

E não pára por aí. Seis novas AMAs foram implantadas durante a gestão. São elas: Cangaíba, Padre Manoel da Nóbrega, Engenheiro Goulart, Dr. Alexandre Zaio, Maurice Patê e Chácara do Sul. Todas elas ajudarão a desafogar a sobrecarga das unidades de saúde já existentes na região. AS AMAs contam com consultórios e salas específicas para emergências, observação, raio-x e inalação, entre outros, além de equipe de profissionais especializados.

As unidades apresentam diferenciais importantes. A AMA Padre Manoel da Nóbrega não interrompe o atendimento nos feriados, assim como a AMA Dr. Alexandre Zaio, que tem funcionamento 24 horas. A AMA Engenheiro Goulart chama atenção pelo número de habitantes da região a que atende: 70 mil. Já a AMA Chácara Vila Cruzeiro tem parceria com a Casa de Saúde Santa Marcelina, enquanto que a AMA Dr. Maurice Patê oferece um Ambulatório de Especialidades e o CAPS Álcool e Drogas.

Outros investimentos

A educação aparece como questão prioritária na prestação de contas. Foram 22 escolas ampliadas e reformadas, quatro escolas em construção e uma com construção programada, cinco escolas em fase de ampliação e reformas e 33 com reformas programadas. Também um CEU será entregue no inicio de 2008 e outro está em construção.

Já a infra-estrutura conta com obras de pavimentação e recapeamento, a construção de uma passarela ligando o Hospital Vila Matilde à estação do Metrô, a readequação do Parque Tiquatira, o programa Córrego Limpo está despoluindo os córregos Tiquatira, Franquinho e Rincão, a revitalização da Avenida Calim Eid e a extensão do complexo viário da Nova Radial Leste através do Viaduto Artur Alvim e a implantação de uma ciclovia pelo Programa Caminho Verde.

Satisfeito, o prefeito ressaltou que a região demonstra como os recursos públicos podem ser bem aplicados. "Estamos buscando atender as prioridades", disse Kassab. O vereador Natalini ressaltou a parceria entre a comunidade local e a prefeitura. "Quando existe diálogo, transparência e cumplicidade entre todas as partes as coisas ficam mais fáceis", afirma o vereador, que faz questão de elogiar o subprefeito José Araújo. "Ele está de parabéns".

About natalini