[05/06/2009 16:11:34] Secretaria de Participacao e Parceria realiza Seminario Internacional de Politicas Publicas de Drogas e alcool

Secretaria de Participação e Parceria realiza Seminário Internacional de Políticas Públicas de Drogas e Álcool

No último dia 5 de junho, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, o “Seminário Internacional de Políticas Públicas de Drogas e Álcool”, organizado pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria, através da Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR) e do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas de Álcool (INPAD).

O Vereador Natalini presidiu a mesa de abertura juntamente com o Secretário Ricardo Montoro; além de contar com as presenças do Dr. Ralf Hingson – psiquiatra da N.I.A.A.A, Dr. Edemur Ercílio Luchiari – Delegado da Polícia Civil de São Paulo e Vice Diretor da Academia de
Polícia, Dr. Laco – Presidente do COMUDA e Coordenador do CDR, Prof. Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira – Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas UNIAD/ UNIFESP e Dr. Reynaldo – Delegado de Polícia do DENARC.

No evento, foram realizadas palestras sobre os seguintes temas: “Álcool e drogas na cidade de São Paulo – Atualidades” e “Quais as estratégias que funcionam na prevenção da dependência química – o que os municípios podem fazer”. O psiquiatra da National Institute of Alcohol (NIAAA) – EUA, Professor Dr. Ralph Hingson, esteve presente e foi o responsável pela segunda palestra, que contou com tradução simultânea.

Além das paletras, foi divulgado também o resultado oficial da II Pesquisa Beber ou Dirigir, que ocorreu entre os dias 17 de abril e 23 de maio. O levantamento abordou motoristas nos fins de semana, nas regiões de São Paulo com grandes números de bares.

Para o Vereador Gilberto Natalini, esse evento foi de extrema importância, levando-se em consideração a troca de experiência entre países. Natalini, enquanto Secretário de Saúde de Diadema, foi o responsável pelo início das blitz em bares, lacrando aqueles que estavam fora dos padrões sanitários, reduzindo assim em 60%, os crimes no município. O Vereador, enquanto Secretário de Participação e Parceria, também foi o responsável pela criação do Guia Prático sobre Uso, Abuso e Dependência de Substâncias Psicotrópicas para Educadores e Profissionais de Saúde.

Seminário Internacional de Políticas Públicas de Drogas e Álcool

About natalini