[06/03/2009 17:01:58] Linha 5 do Metro: Parabens Santo Amaro

Linha 5 do Metrô: Parabéns Santo Amaro

Por muito tempo lutamos pelo metrô na Zona Sul. Com o deputado Barros Munhoz, o subprefeito Geraldo Mantovani, e ao lado da sociedade civil organizada, entidades como Associação Comercial, OAB, Cetrasa, entre tantas outras, participamos das reivindicações desde os anos 80. Para mim, que sou morador e médico de Santo Amaro há 33 anos, o metrô sempre foi causa de urgência.

Em 1990, o movimento popular da zona Sul se organizou e surgiu a Comissão Coordenadora do Movimento "Metrô – Próxima Estação – Santo Amaro". O movimento foi recebido pelo Governo Paulista que se comprometeu a dar andamento à construção da tão sonhada linha. Na gestão seguinte, começamos a ver os primeiros resultados. As obras foram iniciadas e concluídas em 2002, ligando Capão Redondo ao Largo 13. Um grande começo, mas não o suficiente.

A Linha 5, com seus 8 quilômetros e seis estações, não tinha ligação direta com outras do Metrô – a integração só pode ser feita através da Estação da CPTM. Por isso, nossas reivindicações não pararam e, agora, teremos a extensão do Largo Treze à Chácara Klabin.

Teremos 11 novas estações em 11,4 quilômetros. O início das obras vai ocorrer em junho e a previsão de entrega total é para 2014. A zona Sul terá 20 quilômetros de linhas e 17 estações, e capacidade para transportar 600 mil passageiros/dia.

Agora que nossas reivindicações estão sendo atendidas tal como necessitamos, é importante que nós, população, sigamos nosso direito – bem como dever – de acompanhar o andamento do processo. A boa notícia do momento é que, após os necessários ajustes, a tradicional Galeria Borba Gato será preservada. Um exemplo de que, com participação e boa vontade, tudo pode se ressolver, mesmo diante de uma intervenção urbana tão complexa como é a instalação do Metrô. Santo Amaro dá mais um passo adiante neste início de ano.

Gilberto Natalini, médico e vereador (PSDB/SP)
www.natalini.com.br
natalini@camara.sp.gov.br
Tel. (11) 3396-4405

About natalini