[11/04/2008 09:52:40] Hospital do M'Boi Mirim: a luta valeu a pena

Hospital do M´Boi Mirim: a luta valeu a pena

Uma história de perseverança e final feliz. Assim se resumem os quase 30 anos de reivindicações pelo hospital de M´Boi Mirim, inaugurado na terça, 8 de abril, com as presenças do vereador Gilberto Natalini, do secretário da Saúde Januário Montone, dos subprefeitos Geraldo Mantovani, Beto Mendes, Valdir Ferreira e Lacir Baldusco, prefeito Gilberto Kassab, governador José Serra, autoridades de governo e lideranças populares da região Sul. É o primeiro hospital público da região – antes, moradores recorriam ao hospital do Campo Limpo.

 

Governador José Serra, ao lado do prefeito Kassab e do vereador Natalini, discursa na inauguração do novo hospital: história de perseverança e final feliz

Um hospital foi idealizado para o M´Boi Mirim ainda na década de 80, por Adib Jatene, parte de um projeto propondo a construção de 11 unidades na capital. Quase 30 anos depois, o projeto foi concluído, com a entrega dos dois últimos: o de M´Boi Mirim e o de Cidade Tiradentes, na zona Leste.

Como médico e militante do setor Saúde, Natalini participou ativamente da luta dos moradores, desde a gestão de Mário Covas na prefeitura. Em 2001, na presidência da Comissão de Saúde da Câmara, organizou encontros entre população e o então secretário da Saúde, Eduardo Jorge, quando houve a escolha do terreno. Mas a Justiça alegou que aquela era área de mananciais, adiando o início do projeto. Incansável, Natalini conseguiu a liberação, tendo mostrado não se tratar de área de preservação.

Foi com José Serra prefeito, após visita ao terreno em companhia de Natalini, que o hospital saiu do papel. Um acordo entre Prefeitura e Governo do Estado liberou R$ 16 milhões (de um total de R$ 105 milhões) para o início das obras.

A luta valeu a pena. São 228 leitos, com atendimentos em clínica médica, cirurgia geral e ortopedia, maternidade com atenção e assistência à gestante de alto risco e pediatria. O PS terá cinco salas de emergência, 33 leitos de observação para adultos e 13 leitos de observação infantil. A expectativa é atender 20 mil pacientes/mês e 1100 internações.

"É uma importante conquista social da nossa gestão", declara o prefeito Kassab. "Motivo de festa, pois há quase duas décadas São Paulo não ganhava um novo hospital". O M´Boi Mirim será gerenciado pelo Albert Einstein, beneficiando-se da tecnologia, do conhecimento técnico e das práticas de assistência oferecidas pela tradicional instituição.

Além de tomar parte nas reivindicações, o vereador Natalini ainda solicitou ao prefeito Kassab a extensão da av. Carlos Caldeira Filho, no Capão Redondo, até a estrada do M´Boi Mirim. Finalidade: conectar o hospital do Campo Limpo ao do M´Boi Mirim, facilitando, assim, o acesso a ambas as unidades.

‘Tudo isso é um antigo sonho que está se tornando realidade’, afirma o vereador santamarense. ‘Vai trazer uma melhora considerável no atendimento’, diz o superintendente da Autarquia Sul de Saúde, Dr. Gebrim. ‘É um grande passo para alcançarmos a tão sonhada qualidade do atendimento’, completa Paulo Milanese, coordenador de atenção básica da região.

About natalini