[12/06/2007 11:30:15] Utilizacao de Energia Solar

Simpósio discutirá utilização de energia solar

O incentivo à utilização da energia solar através de políticas públicas será debatido no Auditório Franco Montoro na Assembléia Legislativa de São Paulo em 15 de junho no simpósio SÃO PAULO A CAMINHO DO SOL: Simpósio sobre políticas públicas para o emprego da energia solar em São Paulo. O evento é promovido pelo gabinete do deputado José Augusto (PSDB), pela Comissão de Estudos sobre o Aquecimento Global da Câmara Municipal de São Paulo, que é presidida pelo Vereador Natalini, e pela Iniciativa Cidade Solares da Organização Não Governamental Vitae Civilis.

O objetivo do evento é divulgar a importância da utilização da energia solar através de políticas públicas e disseminar experiências, técnicas e legislação sobre o assunto. Dois projetos, em particular, serão debatidos: o projeto de lei do deputado José Augusto  que estabelece a obrigatoriedade da instalação de equipamentos de energia solar em edificações públicas novas e o projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo que estabelece a obrigatoriedade da instalação de equipamentos para captação de energia solar em novas habitações.

“O Sol é uma fonte de energia barata e abundante, além disto contribui de forma significativa para evitar o aquecimento global, a perda de biodiversidade provocada pela construção de usinas hidrelétricas e pode gerar muito mais empregos”, comentou o deputado José Augusto.

O evento é destinado ao público em geral,, especialmente a prefeitos, vereadores e agentes públicos, assim como a dirigentes do Terceiro Setor com atuação na área ambiental.

Programação
Data: 15/6
Horário: das 9 às 13h
Local: Auditório Franco Montoro, Assembléia Legislativa de São Paulo

SÃO PAULO A CAMINHO DO SOL
Simpósio sobre políticas públicas para o emprego da energia solar em São Paulo

9h – Abertura
– Deputado Estadual  José Augusto
– Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo Eduardo Jorge
– Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Xico Graziano
– Presidente da Comissão de Estudos sobre o Aquecimento Global da Câmara Municipal de São Paulo Vereador Gilberto Natalini .

10h30 – Mudanças climáticas: um prognóstico sobre transformações
– José Roberto Moreira, Centro Nacional de Referência em Biomassa da Universidade de São Paulo e membro do IPCC

11h – Casos de sucesso de emprego da energia solar: habitações de interesse social, edifícios de apartamentos, edificações industriais e de serviços
– Carlos Faria,Coordenador da Iniciativa Cidades Solares – Diretor Executivo do DASOL-Abrava

11h30 – A experiência de Belo Horizonte
–  Profa. Elizabeth Pereira Duarte, Grupo de Estudos de Energia Renovável, PUC-MG

12h – Vantagens sociais e ambientais e políticas públicas para o emprego da Energia Solar
– Délcio Rodrigues, pesquisador associado ao Instituto Vitae Civilis

12h30 – Debate

About natalini