[12/12/2008 09:14:08] Encontro debate questao do oleo diesel e seus efeitos para a saude publica

Encontro debate questão do óleo diesel e seus efeitos para a saúde pública

Acontece na terça-feira, 16 de dezembro, um encontro na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) – Campus Villa-Lobos – para debater a questão do diesel e seus efeitos para a saúde pública. O evento acontece sob  organização da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab) e se destina a alunos e professores de Direito e da área ambiental.

Participam do referido encontro o professor da USP Paulo Saldiva, a Procuradora da República Ana Cristina Bandeira Lins, o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e o vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP), entre outros.

O principal objetivo do encontro é debater o descumprimento da Resolução 315/02 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), sobre a redução das partículas de enxofre (altamente poluentes) na composição do óleo diesel. O prazo máximo para o cumprimento desta medida foi estipulado para 2009, mas a Petrobrás, maior estatal do país, anunciou que não o faria.

Os males do diesel sujo

Segundo o professor da USP, Paulo Saldiva, que estará presente no encontro, o não cumprimento da Resolução 315 a partir de 2009 poderá ser responsável pela morte de 25 mil pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, nos próximos 30 anos.

Atualmente, das 110 mortes por causas naturais registradas no município, de 12 a 14 são conseqüências do diesel sujo (com alto teor de enxofre), que, segundo Saldiva, pode provocar doenças cardiovasculares, respiratórias e até mesmo câncer, do mesmo modo que o cigarro.

Serviço

Debate: a questão do diesel e seus efeitos para a saúde pública
Data: 16 de dezembro, 3ª feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Villa Lobos (São Paulo)
Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Lapa – São Paulo – SP

About natalini