Enfim, o Metrô de Santo Amaro
Há mais de 30 anos, mobilizações populares reivindicam o transporte metroviário na região de Santo Amaro. Em 2002, foi entregue a primeira parte das obras da Linha Lilás: seis estações (do Capão Redondo ao Largo 13) em dez quilômetros de trilhos.
Agora, neste segunda etapa, serão construídas outras cinco estações, ligando Santo Amaro à Chácara Klabin. Segundo o vereador Natalini, a "previsão é que a primeira parte das obras esteja finalizada até 2010, atendendo a demanda de 500 a 650 mil passageiros/dia."
"Assumimos o compromisso de entregar esses R$ 200 milhões, proveniente do Plano de Parcelamento Incentivado, até o limite de R$ 1 bilhão, para que já possam ser iniciadas as obras", comentou o prefeito Gilberto Kassab. "A prefeitura, depois de 28 anos, volta a participar do Metrô", comemorou o deputado Barros Munhoz. "Esse dinheiro nós iremos investir imediatamente nas desapropriações que serão necessárias para executar a ampliação", explicou o governador José Serra.
Na primeira etapa, a ser concluída no final de 2010, serão entregues duas novas estações, Adolfo Pinheiro e Campo Belo, com 5,6 quilômetros de linhas. Durante o período, estarão em construção novas estações, que serão entregues na segunda etapa. Nesta fase, programada para 2011, serão nove estações novas em funcionamento, com 6 quilômetros de novas linhas: Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin, além da conclusão das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, executadas durante a primeira etapa. A linha Lilás possui atualmente 8,4 quilômetros, ligando as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Está em funcionamento desde outubro de 2002.