[14/03/2008 10:16:28] Enfim, o Metro de Santo Amaro

Enfim, o Metrô de Santo Amaro

Nesta quinta-feira, Santo Amaro e região Sul viveram um dia histórico. Em solenidade realizada no Largo 13, com a presença do governador José Serra, do prefeito Gilberto Kassab, do deputado Barros Munhoz, do vereador santamarense Gilberto Natalini e dos subprefeitos Geraldo Mantovani    (Santo   Amaro)   e   Beto

Mendes (Cidade Ademar), entre outras lideranças, foi oficializado o repasse de R$ 200 milhões do município para as obras de extensão do Metro Santo Amaro até a Chácara Klabin. É a primeira parcela do investimento municipal de R$ 1 bilhão previsto no orçamento de 2008. Uma conquista e tanto para a região Sul, comemorada com entusiasmo pela população, pelo deputado Barros Munhoz, subprefeitos Geraldo Mantovani e Beto Mendes e pelo vereador Natalini, responsáveis por convencer as autoridades do governo desta importante obra.

Há mais de 30 anos, mobilizações populares reivindicam o transporte metroviário na região de Santo Amaro. Em 2002, foi entregue a primeira parte das obras da Linha Lilás: seis estações (do Capão Redondo ao Largo 13) em dez quilômetros de trilhos.

Agora, neste segunda etapa, serão construídas outras cinco estações, ligando Santo Amaro à Chácara Klabin. Segundo o vereador Natalini, a "previsão é que a primeira parte das obras esteja finalizada até 2010, atendendo a demanda de 500 a 650 mil passageiros/dia."

"Assumimos o compromisso de entregar esses R$ 200 milhões, proveniente do Plano de Parcelamento Incentivado, até o limite de R$ 1 bilhão, para que já possam ser iniciadas as obras", comentou o prefeito Gilberto Kassab. "A prefeitura, depois de 28 anos, volta a participar do Metrô", comemorou o deputado Barros Munhoz. "Esse dinheiro nós iremos investir imediatamente nas desapropriações que serão necessárias para executar a ampliação", explicou o governador José Serra.

Na primeira etapa, a ser concluída no final de 2010, serão entregues duas novas estações, Adolfo Pinheiro e Campo Belo, com 5,6 quilômetros de linhas. Durante o período, estarão em construção novas estações, que serão entregues na segunda etapa. Nesta fase, programada para 2011, serão nove estações novas em funcionamento, com 6 quilômetros de novas linhas: Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin, além da conclusão das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, executadas durante a primeira etapa. A linha Lilás possui atualmente 8,4 quilômetros, ligando as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Está em funcionamento desde outubro de 2002.

About natalini