[17/03/2009 16:37:00] Gilberto Natalini da palestra sobre aquecimento global no Colegio Joana D'Arc

Gilberto Natalini faz palestra sobre aquecimento global no Colégio Joana D´Arc

A convite da instituição, o vereador Gilberto Natalini fala sobre o aquecimento global no Colégio Joana D´Arc, Butantã, na próxima quarta-feira, dia 25/03. Acompanhados da Coordenadora Maria Edna Scorcia, os alunos Natália Rodrigues, Camila Bombonatto, Ana Carolina Paoletti, Lucas Calil e Luis Henrique Groenitg estiveram na Câmara para entregar o convite formal ao vereador. Na palestra, Natalini expõe dados gerais sobre essa problemática ambiental e também apresenta resultados da Comissão de Estudos sobre Aquecimento Global (CEAG), presidida por ele em 2007 (clique aqui e veja o relatório da Comissão).

Vereador Natalini acompanhado da Coordenadora Maria Edna Scorcia e os alunos Natália Rodrigues, Camila Bombonatto, Ana Carolina Paoletti, Lucas Calil e Luis Henrique Groenitg do Colégio Joana D´Arc

Tem-se hoje que os níveis dos chamados "gases do efeito estufa" estão em constante aumento, decorrência da queima de combustíveis fósseis, do desflorestamento, uso inadequado do solo, atividade industrial, entre outros. Os principais desses gases são o monóxido de carbono, o metano e o dióxido de enxofre.

Sua presença excessiva na atmosfera provoca um desequilíbrio no "funcionamento" regular do efeito estufa. Como resultado, elevam-se as temperaturas médias e, então, temos o chamado aquecimento global. Os efeitos vão desde o desconforto térmico até o derretimento das calotas polares, o que aumentaria o nível do mar – e áreas continentais, como os Países Baixos, poderiam ficar submergidas.

Apesar de ser um tema bastante discutido em âmbito mundial, muita gente ainda desconhece que cada um precisa fazer sua parte, aderindo a pequenas ações cotidianas. Portanto, faz-se necessário um programa de educação ambiental com o intuito de conscientizar e estimular a adequação de posturas individuais frente a esse problema. Nenhum lugar é tão ideal quanto uma escola para promover essa educação ambiental – que, cada vez mais, mostra-se tão importante quanto o conteúdo da grade curricular de ensino.

Nessa campanha educativa, crianças e adolescentes são o público-alvo, uma vez que representam, em longo prazo, a relação do homem com o ambiente que o cerca; uma vez que herdarão as consequências, talvez caóticas, da relação atual entre esses dois elementos, complementares entre si. São pontos importantes desse programa educacional: a coleta seletiva, a redução do consumo de energia doméstica, o uso do transporte público em detrimento do individual.

Também há muito que se fazer na esfera das políticas públicas. Substituição do combustível usado no transporte público por biodiesel; implantação de mais áreas verdes; política de reciclagem de lixo; fiscalização de automóveis quanto a emissão de gases; proposição de alternativas energéticas visando à economia – essas são algumas das sugestões previstas no relatório final da CEAG.

Nós, enquanto cidadãos, podemos valorizar mais as caronas, evitar impressões coloridas, reduzir o uso de papel, utilizar copos de vidro ou canecas em lugar de copinhos plásticos.

Formando cidadãos

Localizado no Butantã (zona Oeste), o Colégio Joana D´Arc(http://www.colegiojoanadarc.com.br/) é uma referência em ensino desde 1937, em toda a cidade de São Paulo.

Com ensino humanizado, busca-se também a formação do ser humano como agente de mudanças sociais, econômicas e políticas. Assim, formam-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

O Grupo Joana D´Arc oferece Educação Infantil e Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

A palestra do vereador Natalini aos alunos da instituição acontece, como falamos na quarta-feira (25/03), às 8h30. Rua Miragaia, 158 – Butantã.

About natalini