[17/04/2007 18:38:52] Carlos Nobre na Camara de SP

Professor Carlos Nobre discute
aquecimento global na Câmara de SP

Na quinta feira, 19 de abril, o pesquisador Carlos Nobre, membro do Grupo de Trabalho 2 do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, participará da primeira reunião da Comissão de Estudos sobre o Aquecimento Global criada na Câmara Municipal de São Paulo. O professor discutirá a relação da cidade com as causas e efeitos do fenômeno.

Conhecido internacionalmente por seus estudos que relacionam a ação antrópica na Amazônia às alterações climáticas globais, Carlos Nobre é presidente do International Geosphere-Biosphere Programme – IGBP (Programa Internacional da Geosfera-Biosfera). O programa une sociedades científicas de todo mundo em uma pesquisa interdisciplinar sobre as mudanças ambientais. Ele é membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), na categoria Ciências da Terra, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e da Academia Brasileira de Ciências.

O pesquisador avalia que o aquecimento urbano é o principal problema dos paulistanos. Graças ao fenômeno “ilhas de calor”, por exemplo, o centro da capital paulista está três graus mais quente do que há 50 anos. Para se ter uma idéia da gravidade do fato, no último século a temperatura média da Terra subiu 0,7º C e isso já determinou a elevação do nível do mar entre 10 a 25 centímetros.

Diminuir o trânsito de veículos, expandir o transporte público e as ciclovias na região metropolitana, além de incentivar o plantio de árvores são algumas das propostas que Nobre apresentará aos membros do grupo de estudos.

Composta pelos vereadores Juscelino Gadelha, Roberto Trípoli, Rubens Calvo, Toninho Paiva e Celso Jatene, a Comissão é presidida pelo vereador Gilberto Natalini. O objetivo é fomentar um debate que aprecie os problemas, impactos e a relação entre as causas e efeitos do aquecimento global com São Paulo. Para que assim os legisladores possam criar mecanismos que driblem o futuro delineado pelo efeito estufa.
 

A Comissão será instalada na Câmara na terça feira 17. Dois dias depois, acontece a primeira reunião no auditório Prestes Maia, 1º andar, às 10h.

Serviço
Reunião Inaugural da Comissão de Estudos sobre o Aquecimento Global da Câmara Municipal, com a presença de Carlos Nobre
Data: Quinta feira, 19 de abril
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – viaduto Jacareí, 100 (Centro) – Plenário Prestes Maia (1º andar)

About natalini