[17/09/2007 17:10:55] Sao Paulo sedia encontro sobre Psoriase e Vitiligo

São Paulo sedia encontro sobre Psoríase e Vitiligo
Conscientização e tratamento para uma melhor qualidade de vida

Mais uma vez a cidade de São Paulo vai debater o tema Psoríase e a importância do apoio e novas  formas de tratamento para as pessoas que possuem essa doença de pele que provoca lesões vermelhas e descamativas. Em geral atinge os joelhos, os cotovelos e o couro cabeludo, podendo atingir, inclusive, as unhas e se alastrar por todo o corpo, causando mudanças de comportamento, baixa auto-estima e mudanças de personalidade. Embora a doença não seja contagiosa, ela causa muito preconceito, estigma e discriminação.

Hoje, cerca de 2% da população mundial sofre com as conseqüências desta doença que muitas vezes já foi confundida com Hanseníase. No mundo, estima-se que 190 milhões de pessoas sofram com a doença. A Psoríase tem origem genética e pode aparecer na infância. É importante saber que a doença é desencadeada e agravada  por fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio e uso incorreto de medicamentos.

Por isso, no próximo dia 22 de Setembro a Câmara Municipal de São Paulo, irá sediar o 3º Encontro Nacional,  5º Encontro Municipal sobre Psoríase e 1º Encontro sobre Vitiligo, onde será debatido as formas de enfrentar o problema, a discriminação e mostrar à sociedade que é possível controlar e conviver com a doença de forma natural.

Neste ano de 2007, especificamente, será enfocada a variação climática como fator de aumento da Psoríase. Já que com o advento das baixas temperaturas e a falta de umidade, a doença tende a piorar e se alastrar.

Diante deste quadro e mantendo a preocupação com a saúde das pessoas (homens e mulheres em qualquer idade) que têm a doença, o  Vereador Gilberto Natalini, médico bastante atuante na área de saúde pública e meio ambiente e o dermatologista e diretor do Centro Brasileiro de Psoríase – CBP – Cid Yazigi Sabbag  estão promovendo, pelo quinto ano consecutivo, mais um encontro de alcance nacional.

A parceria entre os dois médicos conta com o apoio de empresas e entidades da área de saúde, que possibilitam a realização do evento gratuito para o público, que lota as dependências da Câmara Municipal de São Paulo.

O evento reunirá pessoas que têm Psoríase e Vitiligo, familiares, autoridades na área de saúde, médicos, esteticistas, fisioterapeutas, enfermeiros, podólogos e representantes de associações de apoio às pessoas com Psoríase, da Argentina e de vários estados brasileiros.

Novidade
Neste ano também será discutido pela primeira vez em âmbito nacional, o tema Vitiligo e a sua relação com a psoríase. O vitiligo, uma doença de pele que aparece como manchas brancas, sem cor, contrastando com a pele normal. Quanto mais escura a pele normal, mais evidentes são as manchas brancas. O vitiligo não é uma doença contagiosa.

"Como médico e vereador acredito que uma forma de mudar a história da psoríase no Brasil é fomentando a discussão de políticas públicas na área de saúde e o Projeto de Lei nº 286/2007, de minha autoria, que está tramitando na Câmara, dispõe sobre o Programa de Apoio às Pessoas que têm Psoríase, já é resultado dessas discussões", comenta Gilberto Natalini médico e vereador.

Sessões de protocolo
“As sessões de Protocolo contribuem para reciclar conceitos e tornar os profissionais aptos a identificar, orientar e atender pessoas com Psoríase”, comenta Dr. Cid Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Psoríase – CBP, sobre as aulas ministradas durante o evento.

O feed-back positivo dos participantes das sessões de protocolo no ano passado faz com que elas aconteçam novamente esse ano. Teoria e prática, ministradas por renomados profissionais, as capacitações têm como público-alvo fisioterapeutas, podólogos e esteticistas e, esse ano, abrangerá também enfermeiros. Haverá certificado de participação.

Responsabilidade Social
Durante o evento será realizada mais uma vez a “Campanha dos Pés Calçados”, fruto da parceria Rotary Club de São Paulo – Distrito Noroeste com o CBP, com objetivo de estimular os participantes a levarem calçados usados para serem doados às instituições que atuam com pessoas carentes.

Na última edição deste encontro de utilidade/serviço público, aproximadamente 1500 pessoas estiveram presentes e esse ano a expectativa é ultrapassar 1800 pessoas. Será um dia onde renomados médicos e outros profissionais de saúde, apresentarão palestras, debates, vivências e protocolos, para esteticistas, podólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. Em pauta os novos medicamentos/tratamentos e os tratamentos complementares, que contribuem para o bem estar, resgate da auto estima e melhoria da qualidade de vida das pessoas que têm psoríase.

Serviço
O Encontro será realizado na Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí nº 100, Centro.
Data – 22 de Setembro (sábado)
Horário –  8h30min, as 17h00 
 
Mais informações:

Câmara Municipal de São Paulo
Gabinete do Vereador Gilberto Natalini
natalini@camara.sp.gov.br
Fone 3396 4405

Centreo Brasileiro de Psoríase – CBP
www.clinicasabbag.com.br
Fone 3284 6662

About natalini