2

O Vereador Natalini realizou o 2º Encontro Municipal sobre Esclerose Múltipla, em parceria com a PROBEM. O encontro reuniu médicos, especialistas, pacientes, familiares e interessados no assunto. O intuito do encontro, além de munir os pacientes de informações sobre a doença, foi colocar o assunto na pauta pública. O Vereador Natalini é autor do Projeto de Lei de nº 0197/2007, que cria o programa sobre esclerose múltipla na cidade de São Paulo.

 

Os palestrantes foram:  Prof. Dr. Charles Peter Tilbery e   Dr. Fernando Figueira  – médicos,  Sr. Wilson Roberto Gomiero- Presidente da Febrapem, Sra. Cleuza de Carvalho Miguel – Membro do Conselho Nacional de Saúde, Profa. Regina A Rossettoi- terapeuta ocupacional, Sra. Ana Carolina Penteado Nascimento e Sra. Priscila Akemi Shibata Silva- fisioterapeutas e a Sra. Maria do Socorro Araújo Gaião Guzella- nutricionista.

 

Foram debatidos os seguintes temas:

– A Esclerose Múltipla ontem, hoje e amanhã: Avanços no diagnóstico e na terapêutica;

–  O papel da Sociedade organizada na definição de políticas públicas em saúde;

– O tratamento da Esclerose Múltipla para além dos medicamentos.

 

A esclerose múltipla (EM) ou esclerose disseminada é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, com maior incidência em mulheres e pessoas brancas. Este tipo de patologia leva a uma destruição das bainhas de mielina que recobrem e isolam as fibras nervosas.

 

Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente: fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora. O doente sente dificuldade para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigueiro em partes do corpo.

 

Em alguns casos a doença pode provocar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência sexual.

 

Nos estágios mais graves da doença, pode ocorrer um comprometimento respiratório. Isto pode acarretar episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez, para minimizar o desconforto do paciente e coibir uma piora do seu estado geral.

 

Para minimizar os desconfortos respiratórios causados por esta patologia, são utilizados métodos tais como: exercícios para desobstruir os brônquios, exercícios para reexpansão pulmonar, reeducação diafragmática e da musculatura acessória, com uso de incentivadores respiratórios.

 

Serviço:

2º Encontro Municipal sobre Esclerose Múltipla

Data: 3/09 (sábado)

Horário: 9h

Local: CMSP- Vd. Jacareí, 100- Auditório Prestes Maia- 1º andar

About natalini