[20/03/2009 17:34:50] Vereador Gilberto Natalini conquista obras contra enchente para Cidade Ademar

Vereador Gilberto Natalini conquista obras de contenção de morro para Cidade Ademar

Um trabalho conjunto entre a população, o vereador Gilberto Natalini, o subprefeito Beto Mendes e a Prefeitura trouxe para Cidade Ademar uma nova obra de contenção de enchentes e prevenção contra desabamentos. Trata-se de um muro de arrimo de 48 metros de altura, no bairro de Pedra Sobre Pedra.

Em reunião com a comunidade, o vereador Natalini soube da existência dessa área perigosa, onde havia o risco de desabamento de uma encosta de 80 metros sobre as moradias (três pessoas morreram por soterramento no local, na gestão passada). O vereador levou, então, a reivindicação à Subprefeitura de Cidade Ademar e, com o apoio de Beto Mendes, conquistou essa importante obra junto à Prefeitura. O muro de arrimo de Cidade Ademar é o maior em construção pela administração municipal.

Além dos trabalhos de contenção da encosta, o Núcleo Cidade Júlia (no qual se localiza o bairro de Pedra Sobre Pedra, juntamente com Pantanal, Refúgio Santa Terezinha e o próprio Núcleo Cidade Júlia), ganhará mais obras de urbanização. A Secretaria de Habitação (Sehab), no âmbito do Programa Mananciais, planeja a implantação de rede de água e esgoto, a canalização de córrego, a pavimentação e a regularização fundiária. O Comitê Defesa das Águas também atua na região para evitar a ocupação irregular.

O prefeito Gilberto Kassab esteve em Cidade Ademar no dia 19 de março para vistoriar as obras.

Os números da obra

Os trabalhos em Pedra Sobre Pedra começaram em novembro de 2008, com mão-de-obra local – ou seja, as obras ainda têm um cunho social, de geração de emprego. Ao todo, o investimento será de R$ 15,9 milhões, que beneficiarão 4140 famílias. Nesse valor, estão inclusos a rede de drenagem, remoções, assentamentos, readequações no sistema viário e os serviços de urbanização da área, como a construção de um centro comunitário e um miniparque.

O muro de arrimo está sendo construído em concreto, projetado com armação em tela e implantação de chumbadores de aço no terreno. Ao todo, a obra terá 7000 metros quadrados, sendo 48 metros de altura por 150 metros de extensão, a ser concluída em outubro.

Já os serviços de reubanização terão custos de quase R$ 110 milhões, com previsão de término para maio de 2012. Serão canalizados dois córregos, Sete Campos e Gauicuri.

Entre maio de 2008 e janeiro deste ano, já foram feitas as seguintes intervenções: 59,20m de drenagem superficial; 15,58m² de pavimentação de vias e vielas; 87,75m³ de contenção de encostas; 17,71m² de calçadas e escadarias; 8m de guias e sarjetas; e 57,57m² de urbanização.

Vereador Natalini em reunião com a comunidade: solicitação atendida Natalini, prefeito kassab e subprefeito Beto Mendes fazem vistoria nas obras de contenção da encosta: segurança e dignidade para os moradores

 

About natalini