[22/04/2009 11:36:54] Conferencia Producao Mais Limpa chega a sua oitava edicao com muitos resultados

Conferência Produção Mais Limpa chega a sua oitava edição com muitos resultados

Em 2001, o vereador Gilberto Natalini apresentou o projeto que criava a Conferência Municipal de Produção Mais Limpa (P + L). Para estruturar uma iniciativa pioneira na cidade, Natalini partiu de “produção mais limpa”, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Trata-se de uma estratégia preventiva que permite que as empresas aumentem a eficiência dos recursos naturais, através da minimização ou reciclagem dos resíduos gerados – ou seja, produzir mais poluindo menos.

Para Gilberto Natalini, a importância da Conferência Produção Mais Limpa reside no fato de que, “há oito anos, debatemos temas de muita pertinência numa época em que muito se fala sobre preservar o meio ambiente. Além de promover uma conscientização, a P + L também tem o objetivo de discutir medidas viáveis para contornar o problema ambiental em nível municipal. O diferencial da Conferência é que procuramos atingir todo tipo de público – população, leigos, especialistas, políticos, empresários”.

Edições anteriores e resultados

Em 2002, tivemos o primeiro ciclo anual de debates para abordar temas dentro desse conceito. O tema de estreia da P + L foi “A Saúde da Cidade – Políticas públicas”. Nos anos seguintes, seguiu-se a tendência de diversificar os temas, prezando sempre pela abrangência da abordagem.

A Conferência trouxe à discussão “A P + L na Cidade e na Indústria (2003)”; “Ferramentas para Sustentabilidade (2004)”; Gestão Ambiental (2005)”; “Resíduos Sólidos” (2006); “Aquecimento Global” (2007); e “O Etanol e a Cidade de São Paulo: Suas Perspectivas e Oportunidades (2008)”.

Em todas as edições, verificaram-se resultados pertinentes e, na maioria das vezes, inéditos. Entre eles, estão os projetos de lei, assinados por Natalini, que instituem no município a reutilização de água não potável para lavagem e irrigação de espaços públicos (projeto de lei 0258/2001) e o aproveitamento de madeira de poda de árvores – PAMPA (projeto de lei 0300/2007).

Oitava edição

Em 2009, a oitava edição da P + L discute, a partir das 8h do dia 26 de maio, no Memorial da América Latina, o tema “Saúde e Ambiente: impactos das mudanças climáticas”. O objetivo será abordar os riscos que o desequilíbrio ambiental representa à saúde pública (entre eles, as enchentes e a alta incidência de doenças como a dengue, a malária, a leptospirose).


Para maiores informações e a programação completa clique aqui

Para fazer sua inscrição clique aqui

Para ver a vinheta clique aqui

SERVIÇO:
8ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa
Data: 26  de maio de 2009
Local: Memorial da América Latina
Horário – 8h00 às 17h00

Informações à imprensa:
Jornalista José Cássio
Informações: (11)3396-4405

Veja Também:

15/04/2009
Na reta final para a P+L

02/04/2009
Realizada 2° Reunião Preparatória da 8° Conferência de Produção mais Limpa

16/03/2009
Começam preparativos para Conferência P + L

About natalini