[23/04/2009 22:03:20] Palestra sobre aquecimento global em Escola p

Palestra sobre aquecimento global em Escola pùblica na zona Leste

O vereador Gilberto Natalini falou aos alunos da tradicional Escola Estadual Condessa Filomena Matarazzo, na zona Leste. Tema: o Aquecimento Global, suas causas e conseqüência na cidade de São Paulo. Natalini fez uma apresentação e em seguida respondeu dezenas de perguntas formuladas pelos estudantes.

Vereador Natalini fala sobre aquecimento global para mais de 200 alunos da tradicional Escola Estadual Condessa Filomena Matarazzo

Tem-se hoje que os níveis dos chamados "gases do efeito estufa" estão em constante aumento, decorrência da queima de combustíveis fósseis, do desflorestamento, do uso inadequado do solo, da atividade industrial, entre outros. Os principais desses gases são o monóxido de carbono, o metano e o dióxido de enxofre.

Sua presença excessiva na atmosfera provoca um desequilíbrio no "funcionamento" regular do efeito estufa. Como resultado, elevam-se as temperaturas médias e, então, temos o chamado aquecimento global. Os efeitos vão desde o desconforto térmico até o derretimento das calotas polares, o que aumentaria o nível do mar – e áreas continentais, como os Países Baixos, poderiam ficar submergidos.

Apesar de ser um tema bastante discutido em âmbito mundial, muita gente ainda desconhece que cada um precisa fazer sua parte, aderindo a pequenas ações cotidianas. Portanto, faz-se necessário um programa de educação ambiental com o intuito de conscientizar e estimular a adequação de posturas individuais frente a esse problema. Nenhum lugar é tão ideal quanto uma escola para promover essa educação ambiental – que, cada vez mais, mostra-se tão importante quanto o conteúdo da grade curricular de ensino.

Nessa campanha educativa, crianças e adolescentes são o público-alvo, uma vez que representam, em longo prazo, a relação do homem com o ambiente que o cerca; uma vez que herdarão as consequências, talvez caóticas, da relação atual entre esses dois elementos, complementares entre si. São pontos importantes desse programa educacional: a coleta seletiva, a redução do consumo de energia doméstica, o uso do transporte público em detrimento do individual.

Nós, enquanto cidadãos, podemos valorizar mais as caronas, evitar impressões coloridas, reduzir o uso de papel, utilizar copos de vidro ou canecas em lugar de copinhos plásticos.

Para agendar uma palestra com o vereador na sua Escola, mande um email para natalini@camara.sp.gov.br, ou ligue para (11) 3396-4405

About natalini