[24/01/2008 09:47:19] Penha/Cangaiba: no caminho certo

Penha/Cangaíba: no caminho certo

Criar projetos de lei, relacionar necessidades, fazer a ponte entre Executivo e população. Essas são algumas funções de um vereador. Para cumprí-las com eficiência e responsabilidade social, uma boa estratégia é a proposição de indicações às autoridades da Prefeitura. Executando seu papel de maneira exemplar, o vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP) esteve nessa semana na redação da Gazeta Penhense, junto com lideranças de Penha/Cangaíba, para entregar um relatório nas mãos do diretor do Grupo São Paulo Leste, jornalista Eugênio Canteiro.

Junto com lideranças locais, vereador entrega relatório de atividades ao jornalista Eugênio Canteiro, diretor-presidente do grupo São Paulo Leste de Comunicação

Festa do Rosário – No documento de quase mil páginas constam uma série de proposituras, projetos de lei e indicações, em beneficio da nossa região. Incluem a reforma e construção de AMAs e UBSs, a reestruturação de parques, assistência social, e, entre outros, o resgate da memória histórica da Penha, como é o caso dos festejos em torno da Festa do Rosário, agora no calendário oficial da cidade.

Os tradicionais festejos comemoram a fundação da Igreja Nossa Senhora do Rosário, um dos principais patrimônios paulistanos, inaugurada em 1802. "Ao mesmo tempo em que resgata a história desta festa tão tradicional, Natalini também aumenta a auto-estima dos moradores, daqueles que gostam da Penha, que torcem pelo seu desenvolvimento", diz satisfeito o psicólogo José Morelli, presente na entrega do documento.

Novas AMAs – Como médico formado pela Unifesp, Natalini sabe a importância de uma saúde pública de boa qualidade. Suas ações na Penha e no Cangaíba são prova disso. Além de batalhar por novas AMAs (cinco no total), também se dedicou a exigir reformas em diversas unidades básicas de saúde (UBSs).

Voluntariado médico – Há mais de 30 anos, o vereador dedica as manhãs de sábado ao atendimento médico do Cangaíba, no ambulatório da Igreja Bom Jesus. As consultas são realizadas em parceria com outros médicos e os amigos Dr. Francé e Dr. Nacime.

Adelina Marques de Araújo, coordenadora do atendimento, só tem elogios ao trabalho. "Dr. Gilberto é médico que tem história, todo mundo gosta dele", diz ela, que também é fã do secretário de Esportes Walter Feldman, que junto com Natalini é um dos fundadores do atendimento. "Eles deixaram de ficar com a família no sábado para fazer assistência médica para a nossa comunidade".

Parque Tiquatira – Natalini também foca suas ações na parte de infra-estrutura. Entre elas, estão a substituição do calçamento da Avenida Cangaíba e prolongamento da Av. Governador Carvalho Pinto. O trabalho se encaixa no conceito de "zeladoria urbana", trazido pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, e que consiste na manutenção da infra-estrutura da cidade.

Os abaixo-assinados que reivindicavam a reforma do Parque Tiquatira, desde o governo anterior, foram finalmente atendidos no primeiro ano da gestão Serra-Kassab. Depois de obras na pista de caminhada, da arborização e da construção de banheiros públicos no parque, a população agradece. Líder popular Mário Cortes enfatiza: "Todo esse trabalho só foi possível graças ao esforço pessoal do vereador Natalini", diz.

Clube Esportivo da Penha – Natalini solicitou o saneamento das águas que vêm da Rua Capitão João Cesário e cruzam o Clube Esportivo da Penha, em direção ao Rio Tietê. O projeto de construir uma galeria fluvial visa diminuir a incidência de enchentes. "Esperamos por essa obra há 30 anos. O Natalini é amigo mesmo, sempre nos ajudou", desabafa Affonso Lenzi, assessor da presidência do clube.

CDM Rio Branco – Edison de Deus Xavier, o Thisca, coordenador do CDM Rio Branco, vem fazer coro aos elogios à atuação de Natalini. O CDM passou por reforma completa, incluindo a entrega do campo e da quadra de futebol, do play ground e a pintura geral. "Se não fosse pela indicação do vereador, não teríamos a verba de R$ 120 mil para as obras", explica o agradecido Thisca.

Casa de Cultura – Mais reformas também se estenderam até a Casa de Cultura da Penha. A coordenadora Cida Costa é só sorrisos depois do novo elevador que está para ser instalado e da reestruturação do Teatro Martins Pena. É prova de que Natalini sabe que o povo precisa de lazer e cultura e não mede esforços nesse sentido.

O comerciante do Cangaíba, Manuel dos Santos Castelhano, define a atuação de Natalini como um trabalho importante. Ele cita as AMAs do Cangaíba, da Penha e de Engenheiro Goulart como benfeitorias. "O trabalho do Natalini é de extrema utilidade. Ele faz tudo ao seu alcance", elogia.

Assistência social – A coordenadora da Associação Popular de Saúde, Cristina Amorim Araújo, concorda com o comerciante. "A gente sempre fala para o povo que as coisas aqui funcionam porque o Natalini interfere em nosso favor", diz ela, referindo-se ao bom andamento das atividades da instituição, que oferece serviços como telecentro, cursos de inglês e artesanato, aulas de complemento escolar e oficinas para terceira idade.

A atuação bem sucedida de Natalini em Penha/Cangaíba se deve ao apoio constante e indispensável do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, num exemplo notável de boa relação entre os poderes Executivo e Legislativo, tendo como pano de fundo a parceria, o interesse público e muita responsabilidade.

O subprefeito da Penha, José Araújo, define bem as intervenções de Natalini em benefício da comunidade. "Ele tem contribuído muito", diz. "É uma pessoa desprendida, sempre disposta a ajudar".

About natalini