[24/11/2007 12:07:07] "Heroi de dois mundos", Giuseppi Garibaldi ganha homenagem pelos 200 anos de seu nascimento

"Herói de dois mundos", Giuseppi Garibaldi ganha homenagem pelos 200 anos de seu nascimento

Giuseppe Garibaldi foi um homem revolucionário por natureza e essência. Onde quer que ele estivesse, seu espírito de democracia e liberdade o colocava no seio das revoluções.

Garibaldi nasceu em 4 de julho de 1807, no antigo reino de Sardenha-Piemonte. Deixou a vida de marinheiro para participar da insurreição de Gênova e, condenado à morte, exilou-se no Brasil aos 28 anos.

Aqui, o nome de Garibaldi ficou famoso na Revolução Farroupilha (1835-45), que teve origem da proclamação da República Rio-randense, em pleno império monarquista de D. Pedro I. Garibaldi uniu-se na luta e no casamento a Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi. Quase dois séculos depois, as ações notórias do casal no Brasil chegaram a virar tema de minissérie da Globo.

Depois de levantar a bandeira republicana em solo brasileiro, Garibaldi mudou-se com a família para o Uruguai e, em 1842, participou da Guerra Grande, contra a Argentina.

De volta à Itália, seis anos mais tarde, Garibaldi engajou-se na luta pela unificação dos estados italianos. Depois de muitas idas e vindas, derrotas e vitórias, a Itália finalmente se tranformou no país que conhecemos hoje.

Depois de uma série de lutas e conquistas, Garibaldi morreu em 2 de junho de 1882, aos 74 anos, na ilha de Caprera.

Foi esse caráter politicamente engajado, sem limites geográficos, que rendeu a Garibaldi a alcunha de "herói de dois mundos". E, para comemorar os 200 anos do nascimento do revolucionário italiano que marcou a História do Brasil, a Câmara realizará uma sessão solene, no dia 28, iniciativa do vereador Gilberto Natalini.

Será uma forma de homenagear essa figura pública  cujo legado exerce influência no nosso cenário até hoje e que deveria servir de exemplo para todos que fazem parte da classe política.

SERVIÇO:

Sessão Solene em Homenagem aos 200 anos do Nascimento de Giuseppe Garibaldi
Data: quarta-feira, 28 de novembro, às 19h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre – 8º andar.

About natalini