[26/06/2009 18:37:24] Natalini debate Plano Diretor no IAB

Natalini debate Plano Diretor no IAB

O Vereador Gilberto Natalini esteve ontem em debate sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo  promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) na noite do dia 25 de junho. Fizeram parte da discussão os es os arquitetos, Victor Chinaglia, Renato Cymbalista, Adriana Lewski e Nádia Somekh. O vereador José Police Neto também compareceu por ser o relator do projeto de revisão enviado pelo executivo.

O arquiteto Renato Cymbalista expôs o histórico do surgimento dos Planos Diretores com início na Constituição de 1988 e que se consagrou com a criação do Estatuto das Cidades. Segunda a falar, Adriana Lewski comentou a importância de fazer essa revisão e apresentou sugestões de temas que podem ser aprimorados no projeto como a outorga onerosa, criação de um sistema de monitoramento de estoques construtivos e pensar nos pedestres. O vereador Police Neto convocou os arquitetos a participarem das audiências públicas da revisão do PDE para ajudarem a “desmistificar alguns temas que se colocam e que não são reais”.

O vereador Gilberto Natalini, mostrou estudar o PDE para elaborar propostas e lembrou que incentivou a formação do debate pois a participação dos arquitetos é fundamental neste processo.

Nadia Somekh, doutora em arquitetura pela FAU/USP e diretora do IAB, lamentou que exista uma decisão judicial determinando a separação da revisão do PDE da Lei de Zoneamento e Planos Regionais. Segundo ela a revisão da Lei de Zoneamento deveria ser feita junto com o PDE, pois são assuntos relacionados.

Após a apresentação dos membros da mesa a platéia fez perguntas que foram respondidas pela mesa.

About natalini