[28/03/2008 10:18:41] Orla da Guarapiranga vai ganhar complexo de lazer com parques e praias

Orla da Guarapiranga vai ganhar complexo de lazer com parques e praias

Uma referência em lazer, beleza e bem-estar. É assim que a orla da Guarapiranga ficará conhecida. “Será o fim da imagem poluída que se associa ao rico manancial da Capela do Socorro, de onde provém grande parte do fornecimento de água para a cidade”, esclarece o vereador Gilberto Natalini, que vem participando ativamente, com lideranças locais, autoridades de governo, moradores, comerciantes e empresários do projeto de construção de quatro parques e seis praias urbanas na extensão da orla.

 

O projeto de revitalização foi apresentado em evento realizado no clube Castelo. Participaram Natalini, o subprefeito de Capela do Socorro, Valdir Ferreira, o secretário de Esportes, Walter Feldman, e o coordenador da Operação Defesa das Águas, Édson Ortega, além de lideranças, empresários e moradores.

Com investimentos em saneamento e desapropriações, serão construídos os parques Castelo, Várzea do Ribeirão, Caulim, Nove de Julho e São José. “Em áreas amplas, a população vai dispor de quadras esportivas, pistas de cooper e ciclismo, playground e espaço para equitação, aeromodelismo e ecoterapia”, comemora Natalini.

A revitalização chega como uma agradável notícia aos moradores. “Serão as praias de São Paulo”, brinca o secretário Walter Feldman. O projeto, com apoio do governo do Estado, inclui a despoluição de seis córregos (Rio das Pedras, São José, Tanquinho, Guaravutuba, Itupu e Caulim). “Queremos diminuir em até 70% a contaminação da Guarapiranga”, informa o subprefeito Valdir Ferreira.

Alguns terrenos terão de ser desapropriados, seguindo rigidamente os trâmites legais – o prefeito assinou documento nesse sentido nesta quinta, 27/03.  “A desapropriação vai ajudar na problemática dos loteamentos ilegais, muito comuns em Capela do Socorro”, informa Natalini. “O procedimento conta com fiscalização, coordenada pela Guarda Ambiental”, completa Édson Ortega.

Prefeito Kassab discursa em evento em que assinou os termos de desapropriação: transparência administrativa

Líder comunitário, João da Silva Neto, membro da Central Clube de Mães e conselheiro do Centro de Cidadania da Mulher, salienta a defesa do meio ambiente. “É uma área de manancial que precisa ser preservada”, diz. “Isso parecia um depósito de lixo. Mas a comunidade começa a ganhar consciência, sabe que é preciso preservar”. Ele também considera importante as pavimentações de ruas já realizadas pela subprefeitura. E aproveita para elogiar o vereador santamarense. “O Natlini é muito atuante, sempre acompanha as obras e o movimento dos moradores”.

Para Gilberto Natalini, além do esporte, lazer e turismo, a revitalização vai aquecer a economia de Capela do Socorro, gerando emprego e renda. Preocupado com os rumos ecológicos do planeta, Natalini faz do meio ambiente uma de suas bandeiras. Preside, há sete anos, as edições anuais da Conferência de Produção Mais Limpa, que busca estimular o desenvolvimento sustentável das indústrias.

O aquecimento global também é pauta prioritária do vereador. Na Comissão de Estudos Sobre o Aquecimento Global, liderou os debates sobre o problema no contexto da cidade. Projetos seus incluem a reutilização de água não potável para lavagem de ruas, o plantio de árvores em estacionamentos, o uso do combustível limpo no transporte público e, entre outros, o aproveitamento de madeira de poda de árvores.

About natalini