Os soldados que se destacaram no cumprimento de suas funções na Policia Militar (PM) Ambiental receberam a Medalha Valor Militar em uma sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (16/6), na Câmara Municipal. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Natalini (PV), em parceria com o Comando da PM Ambiental do Estado.
Participaram da mesa de diretora, além do vereador Natalini, o Comandante da PM Ambiental, Coronel PM Rogério Oliveira Xavier, Sra. Mirian Gonçalves Dilguerian- Procuradora do Estado e o Sr. Sergio Luis Marçon- Coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Entre as atribuições da PM Ambiental estão a fiscalização de ações exploratórias ao meio ambiente, coibir as atividades poluidoras, implementação de campanhas educativas na área ambiental e a cooperação com as Promotorias de Justiça e do Meio Ambiente.
“Quem tem um pouco mais de consciência da vida, da situação do planeta, sabe o quanto o meio ambiente é agredido em São Paulo, no Brasil e no mundo. Então, preservar o meio ambiente é uma missão santa. E a PM Ambiental é uma instituição, uma estrutura que tem tido uma atuação muito positiva, muito firme, uma atuação cidadã na defesa da lei que protege o meio ambiente” ressaltou o vereador Natalini.
Foram condecorados durante a solenidade vinte militares com a Medalha Valor Militar, no grau Bronze — conferida aos oficiais e praças que com mais de 10 anos de serviço — e a no grau Prata — para os que contarem com mais de 20 anos de serviço. A honraria foi instituída pelo Governo do Estado por meio da Lei 2.248/53, e é outorgada para todos os oficiais e praças da PM em reconhecimento aos bons serviços por eles prestados.
Para o Capitão PM Rafael Dilguerian, condecorado com o grau Prata, a homenagem é uma motivação. “É uma satisfação muito grande pertencer a PM. Quero frisar que sou a terceira geração na minha família, então é uma satisfação saber que estou contribuindo com a sociedade de maneira condizente com o que meu cargo exige e isso se materializa nesta medalha de hoje. Nada mais é do que uma forma para que eu me incentive a cada vez mais a continuar contribuindo com a nossa população”, afirmou.
O Major PM Marcelo Hsiao, condecorado no grau bronze, também reforçou o sentido de motivação da homenagem. “Eu me sinto muito orgulhoso e muito feliz pelo reconhecimento. Eu acredito que será um estimulo a trabalhar mais e melhor, a servir melhor a população”, disse.
“O soldado da policia ambiental é o maior fiscalizador da questão ambiental no Estado de São Paulo. Ele deve ser valorizado a cada ato, a cada oportunidade, para que ele possa ter a motivação própria para continuar trabalhando em prol da sociedade. É nesse sentido que viemos hoje aqui para homenagear estes policiais”, reforçou o coronel da PM Rogério de Oliveira Xavier, comandante do policiamento ambiental do Estado de São Paulo.