Manutenção de jardins, capinagem, corte de grama, poda de árvores, pintura de guias e banheiros, reforma de equipamentos da academia do idoso, foram algumas das melhorias realizadas pelo mutirão de limpeza e revitalização do Parque do Nabuco, no Jabaquara, que aconteceu nesse sábado (4). Além da retirada de lixo e entulho, agentes de educação ambiental do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), também ofereceram orientações sobre horário de coleta e descarte correto de resíduos e organizaram uma linda mandala com blocos e muitas plantas.
“Assumimos a SVMA há 2 meses, com esse, 34 parques já foram recuperados. Todos através de parcerias. Assumimos a Secretaria com muitos parques sem contratos de manejo e manutenção e desde o primeiro dia de gestão estamos trabalhando os novos contratos, que passa por processo licitatório. Parcerias como a de hoje são essenciais na recuperação das áreas verdes da cidade de São Paulo”, disse o secretário do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município esteve presente com educadores alertando para os cuidados necessários com os animais . Um dos objetivos é reforçar o apelo sobre o abandono de cães, gatos e outros em áreas públicas, como acontece no Parque Nabuco. Nos últimos anos, houve aumento do número de animais domésticos deixados no local: apenas em 2017, o CCZ somou 45 gatos capturados e esterilizados, frente ao total de 22 felinos capturados em todo o ano passado. Em 2014 e 2015, houve apenas um animal apreendido.
A força tarefa foi resultado da parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente com a Prefeitura Regional Jabaquara e a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda ofereceram apoio a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Defesa Civil.
A ação só foi possível porque contou com o apoio de mais de 400 voluntários. Entre as entidades representadas, participaram o programa de voluntariado Mãos Que Ajudam e a Associação Cultural e Assistencial Nipo Brasileira do Jabaquara (AJAB) .
O parque recebe este nome em homenagem ao antigo proprietário da área, Fernando Nabuco de Abreu. Com 31,3 mil metros quadrados, foi criado para preservar a vegetação existente no local e oferecer um espaço de lazer numa região carente de equipamentos públicos de recreação. É utilizado intensamente pelos moradores do entorno. Possui área de estar, churrasqueiras, comedouro para pássaros, pista de Cooper, playgrounds, quadra poliesportiva, sanitários, trilhas, quadra de campo, aquário e viveiro de mudas. Possui um bosque bem formado com aparelhos de alongamento, pranchas de abdominal e barras. Há ainda trilhas ecológicas com marcação das árvores. O parque fica na Rua Frederico Albuquerque, 120.