[31/05/2007 09:44:12] Mr. Ira Magaziner na P+L

Ex-membro do governo Clinton participará de Conferência

Diretor da Iniciativa de Mudanças Climáticas da Fundação Clinton (EUA), Mr. Ira Magaziner fará a Palestra Magna de Abertura da 6º Conferência de Produção Mais Limpa no dia 22 de agosto. Balizado pelo tema do evento, “Aquecimento Global e a Cidade de São Paulo”, o especialista delineará o quadro construído pelas conseqüências do efeito estufa e o trabalho que a Fundação Clinton vem desenvolvendo para driblar isso.

Esta será a primeira vez que a Conferência receberá um convidado internacional e, pelo jeito, em alto estilo. Isso porque Magaziner porta um currículo de fazer inveja a qualquer engajado em causas humanitárias. Por 6 anos atuou na Casa Branca como Conselheiro Sênior para Desenvolvimento de Políticas do Presidente William Jefferson “Bill” Clinton. Atualmente, na fundação William Jefferson Clinton, Magaziner preside o conselho da Fundação.

Criou e hoje dirige a iniciativa de intervenção HIV/AIDS da instituição. O objetivo do programa é ajudar países em desenvolvimento a planejar e implantar programas integrados de assistência, tratamento e prevenção em grande escala. A iniciativa já apóia projetos desse tipo em países da África, Ásia e Caribe. Além disso, é diretor da Iniciativa Obesidade Infantil, que trabalha em parceria com empresas de refrigerantes e salgadinhos para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis para crianças na escola.

Contudo, é outro cargo que o tornou convidado de honra da Conferência. Diretor da Iniciativa de Mudanças Climáticas da Fundação Clinton, Magaziner tem trabalhado para reduzir custos para a aquisição de tecnologias que buscam maior eficiência energética e fontes renováveis de energia pelas grandes cidades do mundo, inclusive São Paulo.

Contra o aquecimento

Magaziner, no entanto, não será a única autoridade no assunto durante a Conferência. Diversos outros renomados especialistas brasileiros apresentarão as iniciativas que se unem por todo o território na luta contra o aquecimento global.

Balizados pelos temas “Desafio energético face às mudanças climáticas”, “A importância do Desenvolvimento Urbano para um município mais saudável” e “Transporte urbano na metrópole: impactos e soluções”, os palestrantes vão apontar modelos de conduta sustentável para as empresas.

Exemplo é a exposição da Professora Regina Maria Prosperi Meyer e de Luís Antonio Cortez do Metrô. Enquanto a professora apresentará o recente estudo urbanístico-ambiental sobre o vale do Tamanduateí, eixo da operação urbana diagonal sul, interfaces com o transporte urbano, Cortez analisará o Programa de conservação de energia/Impactos no sistema de transporte coletivo da cidade com a expansão do metrô.

O evento ainda contará com a presença do governador José Serra, do prefeito Gilberto Kassab e da Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, além da participação especial do senhor Ira Magaziner, da Fundação Clinton e do professor Carlos Nobre, do INPE.

De bem com o ambiente

Idealizada pelo vereador Gilberto Natalini, a Conferência de Produção Mais Limpa tem rendido bons frutos para a cidade de São Paulo. Graças às discussões dos anos anteriores, o projeto do aproveitamento da água de reuso na Capital assinado pelos vereadores Gilberto Natalini e Ricardo Montoro, foi aprovado e sancionado, bem como foram aprofundadas as propostas do uso de gás na frota de ônibus da capital e de fechamento da Usina de Compostagem da Lapa.

A conquista mais recente é o decreto assinado pelo prefeito Gilberto Kassab que determina o uso de entulho reciclado nas obras de pavimentação de vias públicas da cidade. Em 2006, os participantes da 5ª Conferência de Produção Mais Limpa discutiram estratégias para o destino dos resíduos sólidos das obras de construção civil na capital. Concluíram que o reaproveitamento era a principal estratégia para a consolidação de uma produção mais limpa no setor. Foi a partir desses estudos que Natalini propôs a Indicação ao prefeito.

A Produção mais Limpa, criada, em 1989, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é uma estratégia preventiva que permite que a empresa aumente a eficiência de uso de recursos naturais, através da minimização ou reciclagem dos resíduos gerados.

About natalini