Gilberto Natalini SP

Neste final de final de semana, dias 14 e 15, aconteceu no campo do Clube Escola Jardim São Paulo, o Nikkey Matsuri 2011, tradicional festival de cultura japonesa, que neste ano, homenageou os imigrantes e a província de Okinawa. O evento, que aconteceu pela sexta vez consecutiva, é organizado por 11 associações e quatro entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. Natalini que compareceu a praticamente todas as edições anteriores da festa não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora parlamentar Luciana Feldman. Foi discutida a idéia de organizar uma Festa das Nações em parceria com os organizadores do Nikkey Matsuri e o gabinete do vereador Natalini comprometeu-se a apoiar da melhor forma possível.

 

 

 

 

Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Clube Escola Jardim São Paulo nos dois dias de realização do Nikkey Matsuri, fato que o torna o maior e o principal evento de cultura japonesa da cidade realizado em área livre. O evento contou com uma programação intensa de atrações como shows, teatro, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses), grandes intérpretes da comunidade como Joe Hirata, exposições, workshops,   entre outras.

 

O Nikkei Matsuri caracteriza-se por ser focado em cultura japonesa, nas manifestações da comunidade, que incluem o trabalho em equipe. O evento, que tem entrada gratuita, contou, como nas edições anteriores, com uma grande praça de alimentação, exclusiva para as entidades promotoras, onde foi possível acompanhar o trabalho de voluntários das entidades preparando quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza, etc. Além de sanduíches especiais (buraco quente), doces e sorvetes típicos.


SERVIÇO
6º Nikkey Matsuri

Data: 14 e 15 de maio de 2011
Local: Campo do Clube Escola Jardim São Paulo, com acesso pela rua Viri, 425, no Jardim São Paulo, ao lado do Metrô Jardim São Paulo.
Horário das atrações de palco: das 10h às 20h


Entidades promotoras:

Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Casa Verde, Associação Cultural e Agrícola Cachoeira, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, UCEG – União Cultural Esportiva Guarulhense, Escola Bicultural Hei Sei, Seinen Nikkey, Kibo no Iê, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono.


Apoio:
Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, SPTuris – São Paulo Turismo, Consulado Geral do Japão, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Metrô – SP, TV Minuto.