8

No último dia 23 de outubro, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu o 8º Encontro Municipal e 6º Encontro Nacional de Psoríase. O evento, idealizado por Dr. Cid Yazigi Sabbag (dermatologista) e Gilberto Natalini (médico e vereador), reuniu ao longo do dia aproximadamente 2000 pessoas, dentre elas, pessoas com psoríase, familiares e  profissionais da área de saúde.

 

  

 

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, políticos, médicos e a apresentação do Coral da União Brasileira Israelita. Ao longo do dia várias palestras foram ministradas por especialistas, a fim de conscientizar a população sobre sintomas, efeitos e tratamentos da doença. Uma equipe de fisioterapeutas passou a manhã incentivando os presentes a praticarem atividades físicas, além de oferecer massagens e orientação sobre os benefícios da vida fisicamente ativa. Médicos e enfermeiros voluntários, da SONESP – Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo prestaram serviços à comunidade, realizando exames gratuitos de urina e pressão. No momento “descontração” um emocionante desfile de modas, que reuniu na passarela pessoas com psoríase e vitiligo, e mostrou que é possível romper os preconceitos. Além de show com o cantor Teco Sead, foram apresentadas práticas corporais – dança chinesa, entre outras atividades.

 

Como diferencial o Encontro ofereceu em caráter inédito curso gratuito de capacitação em psoríase, para médicos e estudantes de medicina, onde apresentou os mais novos métodos de tratamento da doença.
Também foram ministrados protocolos para fisioterapeutas, nutricionistas, podólogos e enfermeiros, que ao final das palestras receberam certificado de participação nos cursos gratuitos.

 

Nas palavras dos idealizadores: “Contribuir para mudar a história da psoríase no Brasil, esse é um dos nossos objetivos ao reunir as pessoas portadoras da doença, autoridades e profissionais da área de saúde, para esse Encontro, que é único em nosso País. A cada ano lançamos uma novidade, com foco na capacitação dos profissionais, para melhor atender as pessoas com a doença”.

 

O evento contou com o apoio de divulgação de mais de 70 entidades e com a parceria das empresas Pfizer, Abbott, MSD Leo Pharma, Janssen-Cilag, CNS, Pierre Fabre, Centro de Infusões Pacaembu, Siemaco, Homeomag e Colsan, que contribuíram para a realização do Encontro. 
O Dr. Cid Yazigi Sabbag, dermatologista diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase e um dos organizadores do encontro, lançou dois livros na ocasião: Psoríase: Descobertas além da pele e Psoríase para profissionais da saúde: enfermagem, fisioterapia, nutrição, podologia e psicologia.

 

Com o intuito de contribuir com os processos de tratamentos gratuitos o médico, por meio do Rotary Noroeste – Fundação Rotary Internacional conseguiu a doação, pela entidade de uma máquina de fototerapia para
o ambulatório de Psoríase do Hospital Ipiranga.

 

A iniciativa incentivou a doação de mais 2 máquinas, uma está instalada no PAN Maria Zélia, outra será instalada no Ambulatório de Especialidades da Penha e o médico também doará outra máquina para o atendimento no Ambulatório da Santa Casa de São Bernardo.

 

Nas palavras do Dermatologista Cid Sabbag “Estou realizado em saber que a cada ano conquistamos algo a mais, para contribuir como os tratamentos para as pessoas que têm a doença”. Também organizador do Encontro Municipal sobre Psoríase há 8 anos, o médico e vereador no terceiro mandato Gilberto Natalini é autor do projeto de lei de nº 742/2003, que dispõe sobre o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase. Natalini se diz realizado ao ver o crescimento do evento a cada ano que passa: “Essa iniciativa vem ao encontro ao trabalho que venho desenvolvendo por anos em prol da saúde em nosso país.”
 

About natalini