Na tarde desta 6ª feira (7/12), a Prefeitura de São Paulo entregou o Centro Cultural da Penha para a comunidade. A obra só foi possível graças a emenda e articulação do vereador Natalini, que lutou muito pelo equipamento, foram realizadas diversas reuniões com a comunidade e representantes da Prefeitura.
O mais importante do projeto, porém, não se resume à nova estrutura física. O Centro Cultural será um espaço de convívio da comunidade e concentrará suas iniciativas culturais. Como bem observou Gilberto Natalini, vereador que ajudou a lutar pela transformação, “Batalhamos muitos anos por isso e essa conquista é importantíssima. A Penha é uma região que ainda conta com poucos espaços de difusão artística como esse”.
O Centro Cultural da Penha é um equipamento público de cultura e está vinculado ao Departamento de Expansão Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. O Centro Cultural é composto do Espaço Cultural Mário Zan, da Biblioteca José Paulo Paes, do Teatro Martins Pena, de Telecentro, além de estúdios de gravação e salas de estudos em todos os andares do prédio.
O Centro Cultural da Penha tem por objetivos garantir o acesso da população a bens culturais, propiciar o crescimento da consciência cidadã, garantindo o direito ao espaço público para reflexão, debate e crítica. Este espaço público proporcionará ao munícipe a experimentação do repertório cultural, respeitando e fomentando a diversidade. Contribuirá para a afirmação da identidade cultural brasileira e da cultura como direito do cidadão, estimulando a participação da comunidade no processo de criação cultural e no incentivo à produção cultural local.
O equipamento irá promover a articulação com entidades e instituições locais ligadas à cultura; e também realizará, observada a legislação pertinente, a contratação de shows, espetáculos teatrais, circenses e de dança, bem como exposições de artes visuais, audiovisuais, oficinas de natureza cultural ou artística, entre outras, ou copatrocinar eventos dessa natureza no âmbito de sua atuação.
Local: Largo do Rosário- Penha