As obras de transformação começam em seis de abril; “É um novo status, uma realidade diferente que vai mudar a configuração cultural de toda a região”, define a coordenadora de Cultura, Cida Costa.
A mobilização, capitaneada pelo vereador Gilberto Natalini, com o propósito de transformar a Casa de Cultura da Penha em Centro Cultural valeu a pena. A Casa será elevada à condição de Centro Cultural, e as obras começam em seis de abril. “Serão feitas melhorias no piso, no teto e nos banheiros, além da restauração do teatro Martins Pena”, comemora Gilberto Natalini. “Também serão instalados elevadores e um telecentro no segundo andar do prédio”, completa o vereador.
O vereador Natalini e comunidade recebem a visita do secretário de Cultura, Carlos Calil: a emoção tomou conta dos moradores após a notícia.
Sua elevação a Centro Cultural é fruto de uma iniciativa que tem por objetivo garantir e incentivar maior acesso da população a atividades culturais. “É uma mudança significativa de status, que permitirá o desenvolvimento de muitos outros projetos”, informa a coordenadora de Cultura, Cida Costa, lembrando que a ideia é também restaurar o Largo do Rosário e incluí-lo num projeto maior de projeção histórica e cultural da Penha.
Através de cursos e oficinas ministrados gratuitamente, apresentações e palestras, nosso novo Centro Cultural vai aproximar ainda mais a comunidade da literatura, do cinema, da dança, da música e, entre outras produções culturais, das artes plásticas. “Com isso, poderemos não apenas incentivar as manifestações culturais, mas valorizar nossa memória regional, por meio dos surgimento de novos talentos artísticos”, lembra o jornalista Eugênio Canteiro, editor de A Gazeta Penhense e presidente da Associação Comercial Distrital Penha, um dos grandes incentivadores da cultura e da tradição histórica da nossa região.
O novo Centro Cultural da Penha será referência para toda a zona Leste, “região que ainda conta com poucos espaços de difusão artística como esse”, informa o vereador Natalini, que destinou verba de R$ 500 mil através de emenda orçamentária com a qual será realizada a obra para elevação da Casa de Cultura em Centro Cultural, num projeto que alcançará investimentos públicos de até R$ 1,5 milhão.
Há muitos anos Natalini e comunidade batalham junto a prefeitura pela reforma da Casa de Cultura e também pela elevação do espaço em Centro Cultural. Agora o sonho está se tornando uma realidade, que vai beneficiar milhares de moradores da nossa região. “Nosso esforço foi recompensado”, lembrou emocionado o psicólogo José Morelli, outra grande incentivador das nossas tradições culturais.
O vereador Natalini está ansioso pela finalização dos trabalhos, para que a comunidade possa desfrutar de algo que só vai ajudá-la a crescer e desenvolver-se. “A festa do Rosário deste ano será especial”, diz ele. “O Centro Cultural é mais uma demonstração de que a comunidade unida pode muito em benefício da coletivadade”.