Vereador Natalini participa da inauguracao do trecho Sul do Rodoanel

O vereador Gilberto Natalini participou nesta terça-feira, 30, da inauguração do trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. À tarde, da tribuna da Câmara, Natalini discorreu sobre essa importante obra e os benefícios que ela trará, não só aos paulistanos, mas aos paulistas e brasileiros em geral.

 

 

A maior obra viária da América do Sul, o Rodoanel Mario Covas irá reordenar o transporte de veículos de cargas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) – facilitando o escoamento até o Porto de Santos sem passar pela capital. "Este é um ganho tremendo para o interior, para o litoral e para outros estados do Brasil porque caminhões que vêm para o litoral paulista não vão precisar mais atravessar a cidade de São Paulo", disse o governador José Serra. A obra também será responsável pela significativa redução dos congestionamentos e de poluentes no sistema viário da cidade.

 

Agora, o motorista deve gastar apenas 58 minutos para percorrer 93,4 km dos trechos Oeste e Sul do Rodoanel. Vários tempos de viagens serão reduzidos, informou Natalini da tribuna da Câmara, dando alguns exemplos:

 

– Da Régis Bittencourt à Anchieta, de uma hora e trinta minutos para 28 minutos, redução de 69%.

– Da Anchieta a Alphaville/Osasco, de uma hora e vinte minutos para 40 minutos, uma queda de 50%.

– Da Bandeirantes para a Anchieta, de uma hora e vinte minutos para 45 minutos, a viagem também será 43% mais curta.

 

Apenas nos 61,4 quilômetros do Trecho Sul cerca de 16,5 mil caminhões e 55,5 mil veículos de passeio devem passar por dia. Com isso, haverá uma queda 37% no número de caminhões na Avenida dos Bandeirantes e em 43% na Marginal Pinheiros. Esse remanejamento do trânsito também irá diminuir em 6% a emissão de gases poluentes na Região Metropolitana de São Paulo. Todos esses estudos levam a uma redução de custos de R$ 2 bilhões por ano, em relação ao tempo de viagem, consumo de combustível e desgaste de veículos.

 

O Trecho Sul do Rodoanel irá interligar as rodovias Anchieta e Imigrantes, além da Região do ABC, às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, que já estavam interligadas pelo Trecho Oeste desde outubro de 2002. O novo trecho Sul passa pelos municípios do Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.

 

O novo trecho do Rodoanel termina em Mauá, próximo à avenida Papa João XXIII. Futuramente, esta avenida, que está sendo duplicada, será interligada à Jacu-Pêssego. Quando o Complexo Jacu-Pêssego for finalizado, ainda no segundo semestre, ele facilitará o escoamento em vias como a avenida do Estado, as rodovias Ayrton Senna, Dutra e Aeroporto de Cumbica, dando mais uma alternativa para moradores da zona Leste da capital e parte da Região Metropolitana.

 

O Trecho Sul tem três faixas em cada sentido da Régis até Imigrantes e quatro da rodovia Imigrantes até a Anchieta. Cada faixa tem 3,60 metros de largura. Há também uma faixa de segurança de um metro e acostamentos de 3 metros e um canteiro central gramado de 11 metros de largura. No total, foram 348 mil metros cúbicos de concreto moldado, 458 mil metros cúbicos de pavimento de concreto, 380 mil metros cúbicos de areia, outros 327 mil metros cúbicos de material betuminoso, além de 540 mil metros cúbicos de pedras. Para se ter uma idéia desses números gigantescos, o volume de material betuminoso seria suficiente para encher 23.240 caminhões com capacidade para 14 mil metros cúbicos e, o volume de pedras, 38.780 caminhões do mesmo tamanho.

 

Complexa, a obra teve grandes desafios de engenharia. Foram 134 viadutos, pontes e acessos, o que equivale a cerca de 20 km de extensão ou um terço da obra. Vale destacar que as duas pontes sobre a represa Billings, uma de 685 metros e outra de 1.755 metros, representam mais de 8% da obra. Diferentemente de outros projetos, a maior ponte do Trecho Sul tem vãos de 100 metros para minimizar o impacto no fundo da represa. Essa preocupação com soluções de menor impacto para região foi uma constante no Rodoanel Sul.

 

O obra teve, segundo Gilberto Natalini, investimento de R$ 5 bilhões, sendo R$ 3,2 bilhões referentes às obras brutas e o restante R$ 1,8 bilhão destinados às compensações ambientais, desapropriações, reassentamentos e interferências. "É uma obra que vai ter um retorno altíssimo para a economia paulista e, acima de tudo, para o emprego em São Paulo. Só esta obra já deu na sua construção cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos", ressaltou o governador.

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