Gilberto Natalini SP

Viva o Belas Artes, parabéns São Paulo!

Artigo publicado no dia 25/01/2011 em FORMADOR DE OPINIÃO do jornal    
Estou acompanhando a possibilidade de fechamento do Cine Belas Artes, na esquina da Rua da  Consolação com a Avenida Paulista. O local, inaugurado como Cine Ritz, em 1943, é um símbolo do cinema em São Paulo.

Frequento o Belas Artes desde a faculdade de medicina, nos anos 70, quando era importante ponto de encontro da esquerda. Nos reuníamos no bar Riviera, em frente, para debater política e articular ações pela democracia e pela liberdade de expressão.  A tradição cultural do espaço firmou-se nesta época, na qual cineastas escolhiam o local para suas estreias, ajudando a tornar o Belas Artes uma referência para  jovens e profissionais do meio.

Nos últimos anos, o cinema esteve ameaçado diversas vezes. Por isso vejo o tombamento como forma de garantir definitivamente o local como centro de arte. Além do interesse popular, há amparo legal na lei n 10.032, que institui o tombamento municipal, e nos artigos números 89 e 90 da lei do Plano Diretor Estratégico. Foi esse intuito preservacionista que me levou a elaborar pedido formal de abertura de estudo de tombamento no Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental), felizmente aceito semana passada. Considero a decisão um presente que São Paulo recebe no dia do seu aniversário. Esta ação, somada ao pedido da Associação Paulista de Cineastas, e outras manifestações populares, conseguiu resultados práticos, fruto de mobilização em defesa da nossa cultura.

Enquanto o processo segue, não é autorizado fazer alterações na estrutura do prédio, mas ao proprietário compete decidir sobre o fechamento ou não das salas.

Defendo a decisão livre e soberana do Conpresp. E, como cidadão, espero que o Belas Artes seja preservado. Sua permanência significa manter importante polo difusor de arte e cultura na esquina mais efervescente da cidade. Viva o Belas Artes, parabéns São Paulo!

 

Gilberto Natalini (PSDB) é vereador de São  Paulo
 

fonte: http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/01/22889-viva+o+belas+artes+parabens+sao+paulo.html