Festa do Rosario atinge seu apice neste fim de semana

O vereador Gilberto Natalini, que ajudou colocar o evento
 no calendário oficial da cidade, foi homenageado no último dia 4

 

A 10ª Festa do Rosário, realizada durante todo o mês de junho no bairro da Penha, atinge seu ápice a partir deste fim de semana, quando os festejos contarão com diversas atividades culturais que culminarão em uma missa celebrada na manhã de domingo pelo bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel. Após a missa haverá um almoço no salão da basílica, com apresentação de grupos de congada. Finalmente, haverá a coroação dos reis de 2012 e uma salva de fogos para celebrar.

 

O tema da Festa de 2011 é “Cheira cravo e rosa e flor de laranjeira”, em referência a um cântico de congada. Os festejos vão até o final do mês, com apresentações de artistas locais e shows de samba, dança, música e ritmos africanos com os grupos África Cangaíba, Capoeira, Tias Baianas Paulistas e Folia de Reis e Rainha.

 

Vereador Natalini e demais homenageados: "Reconhecimento

aos que participam e nos ajudam a manter viva a nossa

história”, diz o organizador José Morelli

 

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Penha foi erguida pelos escravos da região, que eram proibidos de freqüentar as missas na Igreja de Nossa Senhora da Penha, hoje uma basílica. Foi inaugurada em 16 de junho de 1802, data principal da celebração.

 

A Festa do Rosário era realizada há muitos anos, mas a tradição foi lentamente sendo esquecida e a data deixou de ser celebrada. Em 2002, o vereador Gilberto Natalini envolveu-se na batalha junto com a comunidade com objetivo de resgatar a tradição e trazer de volta a festa, que foi referência municipal no passado.

 

Em 2006, Natalini incluiu, através de um projeto de sua autoria,  os festejos no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo, oficializando a festa e garantindo a sua manutenção. No último dia 4, durante a Confraternização das Irmandades e Pastorais Afro, junto com outras personalidades, o vereador foi homenageado pelos organizadores. “É um grande prazer participar e ajudar a comunidade da Penha a preservar as suas tradições”, diz o vereador. “Essas homenagens são um reconhecimento aos que participam e nos ajudam a manter viva a nossa história”, completa o psicólogo José Morelli, um dos organizadores.

 

Confira a programação

 

Dia 18 (sábado), às 20h00: Show no Largo do Rosário, coordenado pelo ONG “abc na boca do povo”. Quermesse antes e depois do terço comunitário.

 

Dia 19 (domingo), a partir das 8h00 da manhã: Chegada dos convidados e café na Basílica; 10h30: Missa no Rito Romano Inculturado em Estilo Afro Brasileiro (campal no Largo do Rosário) Celebrantes Dom Manuel (Bispo da Diocese de São Miguel Paulista), Pe. Jalmir de Oliveira, Pe. Hnúbio e Padre Carlos Vitor; 12h30: Almoço no salão da Basílica – apresentações das congadas e demais grupos; 15h00: Procissão saindo do Largo e passando pelos portões do estacionamento da Basílica de Nossa Senhora da Penha; – em seguida, coroação dos reis de 2012; 16h45: salva de fogos; 17h00: encerramento.

 

Dia 25 (sábado), 20h00: Terço Cantado: mistérios gloriosos – acompanhado pelo Coral “Luar do Sertão” – em seguida, retirada do Mastro com a presença da Congada da Paróquia Jesus Adolescente.

 

Dia 26 (domingo), 19h00: Apresentação na Igreja da Sociedade Pró Música Sacra de São Paulo. Apresentação do Maestro Roberto Expedito Casemiro.

About natalini