Natalini coordenou o XXII Ciclo de Debate Municipio Saudavel, cujo tema foi PSF: reflexoes sobre o tema

Idealizada e organizada pelo vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP), a 22ª edição do Ciclo de Debate Município Saudável, abordou o tema Programa de Saúde da Família (PSF): reflexões sobre o tema.

 

 

Os palestrantes foram: Secretário Municipal de Saúde Januário Montone, Dr. Gustavo Gusso- Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Dra. Maria da Gloria Zenha Wieliczka- Diretora Executiva da OS Associação Congregação de Santa Catarina e o Dr. Henrique Sebastião Francé- médico da rede pública de saúde.

 

Cada debatedor apresentou o PSF sob o seu ponto de vista. Segundo Natalini "A prática da saúde é sempre uma surpresa, é um susto atrás do outro, é imprevisível, mas a Prefeitura de São Paulo tem avançado muito, já estamos com quase 1500 equipes no programa saúde da família."

 

Município Saudável

 

O Ciclo de Debates nasceu com o objetivo de construir uma estratégia que consolide a saúde dentro de uma ótica ampliada de qualidade de vida em todas as instâncias da cidade.

 

A idéia é ultrapassar os muros da assistência à saúde e, por meio de políticas integradas em todos os setores, conceber atividades de promoção da saúde que capacitem os cidadãos para melhorar e controlar as suas condições de saúde.

 

O conceito de “município saudável” foi cunhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma conferência no Canadá, na década de 70.  O termo se
refere a comunidades que continuamente promovem ações de melhoria física e social, visando a qualidade de vida da população.

 

Em 1999, durante o XV Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), foi lançada a Rede Brasileira de Municípios
Saudáveis, com a participação de cerca de 40 secretarias municipais de saúde, incluindo a da cidade de São Paulo.

About natalini