O Vereador Natalini realizou nessa terça-feira, 8/12, a Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Médico de Família e Programa Saúde da Família- PSF. Compuseram a mesa de abertura, além de Natalini, a Dra. Edjane Torreão Brito- representante da Secretaria de Saúde, Sra. Leda Aschermann- Secretária Adjunta do verde e do meio ambiente, Dr. José da Silva Guedes- Presidente da Fundação Butantã, Dr. Henrique Sebastião Francé- médico, Dr. Gustavo Gusso e Dra. Rosiclair di Lorenzo- representando as sociedades Brasileira e Paulista de médicos de família e comunidade respectivamente.
Através do projeto de lei de número 0805/2007, de autoria do Vereador Natalini, ficou instituído, no âmbito do município de São Paulo, o Dia do Médico de Família e Comunidade, a ser comemorado, anualmente, no dia 05 de dezembro.
O objetivo do projeto de lei e da sessão solene é conscientizar e reconhecer a importância deste especialista, cuja especialidade representa uma inovação no Sistema de Saúde por intermédio de implantação e a evolução das etapas das estratégias para a Saúde de Família. É uma homenagem justa a esses especialistas, que prestam seus serviços às famílias inseridas nas comunidades em que atuam.
A Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) surgiu no Jardim Copa, em Itaquera, zona leste, um dos bairros mais carentes da cidade. Para entender a história da Medicina de Família e Comunidade em São Paulo, é preciso lembrar nomes importantes que marcaram essa luta. Antes mesmo de começar o consultório do médico de família tirado do modelo cubano, as Irmãs Marcelinas e, em particular, a médica Irmã Josefina, construíram um pequeno consultório. Foi uma primeira iniciativa para tentar mobilizar alguns profissionais e conseguir mostrar para os residentes a importância desta ação. O Vereador Natalini foi o primeiro médico a atuar nesta unidade de saúde.
O principal objetivo, no momento, é tornar a Medicina de Família e Comunidade uma especialidade concorrida e valorizada por ter um compromisso sério com a população na busca da qualidade de vida.
"Instituir em nosso Município a data de 5 de dezembro como o Dia do Médico de Família e de Comunidade é prestigiar e incentivar estes profissionais e reconhecer o papel que vêm desempenhando na implantação de uma política pública de saúde que realmente traz uma melhora na qualidade de vida de toda a nossa população", disse Natalini.
Por todos esses motivos, o Vereador Natalini propôs a realização dessa sessão solene, que homenageou uma equipe de cada um dos parceiros, que hoje atende a rede municipal de saúde na cidade de São Paulo, além dos médicos Dr. Henrique Sebastião Francé, um dos responsáveis pela implantação do programa na cidade de São Paulo, o Dr. Dragam Miladenovic, primeiro médico contratado pelo programa e o Dr. Duarte Malva Vicente, médico mais idoso do PSF. Todos os parceiros receberam um placa de homenagem.