Gilberto Natalini SP

O Vereador Natalini participou da premiação do concurso de redação "Os Justos entre as Nações e  sua atuação durante o Holocausto", organizado pela B´Nai B´Rith do Brasil e pela Sherit Hapleitá do Brasil.

 

 

Natalini é o proponente da sessão solene em homenagem aos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial, há mais de 8 anos, e em uma dessas sessões surgiu a idéia de levar o assunto para a rede pública municipal de ensino, através de um concurso de redação sobre o tema do Holocausto. Os alunos assistem a palestras ministradas por sobreviventes do Holocausto e depois escrevem as redações.

 

Ben Abraham e Dna Miriam são os grandes incentivadores desse concurso, e fazem questão de apesar da idade, visitar diversas escolas públicas, levando a todos os cantos da cidade esse assunto tão importante. Na ocasião também ocorreu um momento emocionante, que foi a entrega da medalha honrosa de direitos humanos para a Sra. Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, uma guerreira a favor dos judeus. Como Dna Aracy já está com 100 anos, foi representada por seu filho Eduardo Tess.

 

Natalini contou sobre sua atuação política na época da ditadura, lutando pelo direito das pessoas falarem o que pensavam, foi a conquista da tão desejada democracia aqui no Brasil, disse que foi torturado por esse regime militar e sofreu muito, e que de lá pra cá tem lutado muito contra qualquer tipo de preconceito. Com isso sente-se indignado com tudo o que aconteceu no Holocausto e mais indignado ainda com atitudes como a do Presidente do Irã que nega esse momento histórico horroroso. O vereador acha extremamente importante esse tipo de ação nas escolas, os jovens são o futuro do país e precisam ajudar a manter viva essa história contada por esses heróis sobreviventes do Holocausto.