Natalini participa de Sessao Solene em homenagem ao Dia Mundial do Rim

O vereador Natalini participou nesta sexta-feira (12/03) da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Rim, organizada pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia na Assembléia Legislativa.  Participaram da mesa, além de Natalini, o Prefeito Gilberto Kassab, Deputado Federal Eleuses Paiva, Deputado Estadual Estevam Galvão- proponente do encontro, Dra. Altair Oliveira- presidente da SONESP, Dr. Emanuel Burdmann- Presidente da SBN, Dr. Paulo Kron- representando a Secretaria de saúde, entre tantas outras autoridades na área da nefrologia e da saúde. Na ocasião foi prestada uma homenagem ao Prefeito, pelo importante trabalho que ele vem realizando em prol da nefrologia na cidade de São Paulo.

 

 

 

De cada dez adultos, um tem insuficiência renal. No entanto, 90% desconhecem isso, conforme a Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo. Cerca de 13 milhões de pessoas sofrem com algum problema nos rins em todo o País. A prevenção é fundamental, porque os sintomas só aparecem quando o órgão já perdeu 50% de sua função. Esse é o principal alerta aos cidadãos, nesse Dia Mundial do Rim.

 

Existe quatro formas de identificar se os rins trabalham em perfeitas condições: exame de urina, aferição de pressão arterial, ultrassom e teste de creatinina.

 

Natalini e o Prefeito Kassab tem sido grandes defensores da nefrologia na cidade de São Paulo. O Prefeito está investido na prevenção e no tratamento, inclusive antecipando verba para as clínicas de diálise , para que elas possam realizar o tratamento, uma vez que o Ministério da Saúde tem atrasado e muito esse repasse de verba.

 

"O Estado de São Paulo coloca 12% do seu orçamento, obedecendo a Constituição. O Município de São Paulo chegará ao final do ano, com um investimento de 22% do orçamento próprio na Secretaria de Saúde.  Já a União não tem cumprido a emenda 29, a Constituição preconiza 15%, no mínimo. A maioria dos governos estaduais não cumpre a lei ou “maquiam” seus orçamentos; São Paulo está fazendo a sua parte mas sem o apoio do ministério, não está nada fácil", disse o Vereador Natalini. 

 

 

 

 

About natalini