O vereador Natalini realizou na Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com o Consulado da República da Polônia em São Paulo, com a Associação Polonesa Educativo Cultural em São Paulo (APOLEC-SP) e com a Organização Neo Humanitarismo Universalista (ONH-U), uma belíssima sessão solene em homenagem ao bicentenário de Frédéric Chopin.
O evento teve como finalidade homenagear personalidades da música erudita que contribuíram para a difusão cultural do legado de Frédéric Chopin e da nação polonesa na cidade de São Paulo.
Os homenageados desse evento foram:
– Sra. Glória Guerra – Presidente da Sociedade Chopin do Brasil;
– Sra. Donata Madejska Lange – Vice-Presidente da Sociedade Chopin do Brasil;
– Coral Polonês da cidade de São Paulo;
– Sr. Carlos Eduardo Zappili Albertini – Professor e Pianista, Autor do livro "Chopin"
Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola na Polônia, em 01/03/1810, filho do professor francês Nicolas Chopin e da polonesa Justina Krzyzanowska. O 1º concerto de piano de Frédéric Chopin, ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada a sua primeira obra, uma "polonaise". Estudou no Liceu de Varsóvia e posteriormente no Conservatório de Varsóvia.
Em 1830, poucos dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação dos russos, Chopin partiu de Varsóvia rumo a Viena. Em julho do ano seguinte, despediu-se de Viena e seguiu para Paris. Em Paris realizou gra ndes concertos, dedicando-se a compor suas obras. Longe da terra natal, porém sob a influência do folclore polonês, surgiram obras inesquecíveis como as "mazurcas" e as "polonaises". Liszt afirmou convicto: "suas inspirações eram intensas, fantásticas, impetuosas." Frédéric Chopin tornou-se o "Poeta do Piano".
No dia 17 de outubro de 1849, Frédéric Chopin faleceu em Paris. Foi sepultado no Cemitério de Pére Lachaise, mas seu coração foi levado para Varsóvia e colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, conforme o seu pedido. Em 2010, a Polônia, o Brasil e o mundo comemoram a celebração dos 200 Anos de Nascimento do notável pianista e compositor polonês Frédéric Chopin.
Compuseram a mesa da sessão: Vereador Natalini, Cônsul Geral da República da Polônia em Sâo Paulo Sr. Jacek Such, Vice Cônsul geral do Japão em São Paulo Sr. Yusuki Takahashi, Sra. Anita Schwartz- representando o Deputado Federal Walter Feldman, Sras. Jorgina Mikita Pawlak e Leokádia Rudnick (APOLEC-SP).
Foi uma belíssima homenagem, inclusive com músicas cantadas e tocadas pelo Coral Polonês em homenagem ao notável pianista Frédéric Chopin.
Serviço:
Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar – Bela Vista – São Paulo – SP
Data: 5/04
Horário: 19h00