O rodízio municipal de veículos da cidade de São Paulo, que havia sido suspenso no período de festas, volta a valer a partir de hoje (10). Com isso, os veículos com o final das placas definidos ficam impedidos de circular no centro expandido da cidade no horário determinado: Pela manhã, das 7h às 10h; e no início da noite, das 17h às 20h. Estes horários foram definidos por apresentarem o maior número de veículos circulando nas ruas da cidade.
A área de circulação restrita e os números finais das placas relacionados com os dias da semana podem ser vistos na figura a baixo.
A iniciativa do rodízio é muito importante para a nossa cidade. Não apenas para diminuir o número de carros circulando no centro expandido, mas também para minimizar as emissões de gases de efeito estufa no já prejudicado ambiente da cidade.
O Vereador Natalini, como se sabe, tem uma participação muito efetiva nas questões relacionadas às emissões de GEEs na nossa cidade, apresentando Projetos de Lei que objetivam a melhoria da qualidade do ar de São Paulo. Como por exemplo, o PL 01-0342/2010, que estabelece diretrizes para elaboração de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em todo estabelecimento público ou privado com cem ou mais funcionários.
Lembrando também do PL 01-0132/2007, que dispõe a criação do Programa de Controle de Emissões Veiculares – PROCONVE/SP, com o objetivo de reduzir, progressivamente, o nível de emissões de particulados e gases de efeito estufa de veículos automotores.
Mas essas políticas públicas não bastam, é necessário o aumento do número áreas verdes da cidade, pois as árvores são as grandes responsáveis pela manutenção da qualidade do ar no ambiente urbano. E com isto em vista, o Vereador tem se preocupado em desenvolver PLs para criação de parques. Por exemplo, o PL 01-0558/2004, que criou o parque Orlando Villas Boas.
Vereador Natalini planta árvores para compensação de emissões de Carbono do gabinete.