Hospital Sorocabana pode ganhar nova vida

 Em ofício ao prefeito Kassab, o vereador pede a ´municipalização´ da entidade

 

O vereador Gilberto Natalini encaminhou ofício ao prefeito Gilberto Kassab solicitando uma mudança na administração do Hospital Central Sorocabana, na região da Lapa. Natalini sugere a recolocação do funcionamento da instituição sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

 

O Hospital Sorocabana, que realiza atendimento público desde a década de 60 e é administrado por uma entidade privada, era o principal centro de atendimento hospitalar para moradores dependentes do SUS da zona Oeste. Recebia ainda pacientes da zona Norte e de outros municípios, encaminhados pelo Samu. Além disso, tinha uma área especial dedicada para antigos ferroviários da FEPASA.

 

Desde 2009, o Sorocabana enfrenta uma crise gravíssima. De 1996 a 2007, recebeu mais de R$ 150 milhões em repasses do SUS. Contudo, o investimento aparentemente não foi suficiente e a estrutura foi colapsando lentamente, culminando com seu fechamento no final do ano passado.

 

O hospital Sorocabana é extremamente importante para a região, pois é de fácil acesso e oferece serviços básicos de saúde gratuitamente, através do SUS. Enquanto funcionava, tinha 217 leitos disponíveis e realizava mais de 500 partos ao mês.

 

Natalini destaca a importância da retomada dos serviços através da Secretaria Municipal de Saúde: “Os moradores da Lapa estão sofrendo com a falta de atendimento”, diz o vereador. “Diariamente, dezenas de pessoas vão ao hospital e dão de cara com a porta fechada. Isso não pode acontecer”.

 

About natalini