Sua Santidade KAREKIN II Patriarca Supremo e Catholicós de todos os Armênios, chefe espiritual da nação Armênia e o sucessor de São Gregório, o “Iluminador”, fundador da Igreja Apostólica Armênia, visitou o Brasil entre os dias 6 e 10 de maio. No Brasil a religião conta com 50 mil seguidores e cerca de 10 milhões de armênios no mundo. A agenda da Sua Santidade contou com uma Missa Solene na Catedral da Igreja Apostólica Armênia do Brasil e também uma recepção solene na sala Estação Julio Prestes – Sala São Paulo, além de visitas a chefes de estado.
A Armênia é o primeiro país oficialmente cristão da história, e o primeiro em ter padecido um genocídio moderno no século XX, entre 1915 e 1922, nas mãos dos turcos. Fala-se de um milhão e meio de vítimas, de dois milhões de deportados e de mais de 500 mil pessoas que tiveram que abandonar sua terra para fugir ao exterior.
Logo após seu país experimentou a perseguição religiosa comunista em tempos da União Soviética, recuperando a independência em 1991, após a queda da cortina de ferro. O Catholicos considera que as relações entre católicos e cristãos armênios se encontram em um momento único na história. Hoje a Armênia tem população de 3.000.000 e mais 9.000.000 na Diáspora.
O Vereador Natalini é autor do projeto (PL 0328/2008- Lei 15.312) que inclui o Dia do Genocídio Armênio no calendário oficial da cidade. Natalini fez questão de fazer uma menção honrosa através de um voto de júbilo pela vinda do Patriarca ao Brasil.