Gilberto Natalini SP

O vereador Gilberto Natalini, Presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal, chefiou na data de hoje, 16/05/2011, a comitiva de Vereadores em aprofundada vistoria às ações desencadeadas pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, no âmbito do programa denominado “Operação Defesa das Águas”, que visa preservar e recuperar as áreas de mananciais e de interesse ambiental, promovendo o desenvolvimento local e o resgate das áreas públicas, nas bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings.

 

Também verificaram “in loco” as ações e investimentos do Programa Córrego Limpo, promovido pelo poder executivo municipal em parceria com a Sabesp para despoluir rios e córregos de São Paulo.

 

 

 

A inspeção teve início com um sobrevôo de helicóptero sobre as represas Billings e Guarapiranga, na qual o Coordenador da Operação Defesa das Águas (ODA) e Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, demonstrou à comitiva as ações mais importantes já adotadas.

 

Em seguida, após o pouso do helicóptero no Posto de Bombeiros da Represa Guarapiranga, localizado na Av. Atlântica, a comitiva composta agora também por Valdir Ferreira (Subprefeito de Capela do Socorro) e Carlos Roberto Fortner (Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente), utilizando-se de barco, vistoriou as intervenções realizadas pela Operação Defesa das Águas nos Parques São José, Barragem, Castelo, Nove de Junho e Parque do Sol.

 

Ao término da inspeção Natalini foi entrevistado pela imprensa presente destacando: “Percebemos na Billings que a operação está fazendo intervenções no sentido de retirar invasões irregulares, nos bairros Grajaú, Cantinho do Céu e próximas ao SESC Interlagos. Nestes locais, estão sendo construídos parques e áreas para lazer, como ciclovias”. Ainda segundo Natalini, na Guarapiranga a intervenção é maior. Serão conservados cinco parques, totalizando uma área de 2 milhões de metros quadrados. “É um projeto grande. No entanto, já percebemos um resultado positivo em relação a situação de antes”.

 

Em relação ao andamento do Programa Córrego Limpo, Natalini afirmou que as obras estão um pouco devagar. “Serão feitas várias intervenções nos sete córregos para impedir o despejo do esgoto nos locais. As obras estão acontecendo, mas deveriam estar mais avançadas”, finalizou.