O vereador Gilberto Natalini realizou Sessão Solene em homenagem aos 65 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo- FISESP. A Federação abrange os principais aspectos da vida comunitária, tais como educação, religião, assistência social, serviços fúnebres, esportes, saúde, juventude, terceira idade, apoio às comunidades do litoral e do interior do Estado.
Segundo Natalini, representantes da comunidade judaica no meio artístico, social e empresarial têm contribuído muito com a cidade de São Paulo. “Além disso, a Federação Israelita defende a comunidade judaica e o Estado de Israel, mas com uma mensagem pacífica e conciliatória, mostrando uma concordância com as demais comunidades da capital paulista, inclusive com os árabes. Isso é um exemplo para o mundo de convivência pacífica e, por isso, decidimos fazer essa homenagem”, disse.
Fizeram parte da mesa: Vereador Natalini, Cônsul Ilan Sztulman, Boris Ber- Presidente da FISESP, Mauro Terepins- Representando a CONIB, Anita Schwartz- representando a Secretaria de Esportes, Leda Aschermann- Secretária Adjunta do Verde e do Meio Ambiente, entre tantas outras personalidades e autoridades.
Natalini fez um discurso emocionante, mencionando a importância da Federação Israelita para toda a comunidade judaica e contando a sua história de vida com a comunidade, que já dura mais de 40 anos.
Na região de Pinheiros, considerada pela grande maioria dos historiadores como o primeiro bairro de São Paulo, e com a presença de diversas etnias estrangeiras, está localizada a Federação Israelita do Estado de São Paulo, a entidade-teto de todas as instituições judaicas do Estado.
Dentre suas filiadas, existem diversas instituições que, através dos anos, conquistaram destaque nas suas áreas de atuação, contribuindo com a comunidade paulista em geral.
Sua principal bandeira – fortalecer o judaísmo, preservando a continuidade dos valores e tradições judaicas. Participar mais ativamente na vida nacional, objetivando valorizar a comunidade. E desempenhar o importante papel de ser o elo de ligação com a comunidade maior, seus mandatários e com a imprensa.
Membros da Federação reunidos no final da década de 1940. No ano de 1946, o Brasil vivia um novo momento em sua história: a Assembléia Nacional Constituinte inspirava nossos dirigentes. Durante o decorrer da Segunda Guerra Mundial o clima era de apreensão e expectativa.
Ao final do conflito, com o conhecimento das atrocidades cometidas pelos nazistas, tornava-se urgente o acolhimento dos milhares de refugiados da guerra. Muitos deles escolheram como destino o Estado de São Paulo, o qual já contava com entidades judaicas bastante estruturadas.
Surgiu, então, a necessidade de uma federação que coordenasse esta importante missão e criasse os alicerces para uma comunidade organizada. Foi fundada por Leon Feffer e teve como primeiro presidente Moysés Kaufman. O atual Presidente da FISESP é Boris Ber.
Serviço:
Sessão Solene em homenagem aos 65 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo
Data: 12/09
Horário: 19h
Local: CMSP- Plenário 1º de maio- 1º andar