Descarte de medicamentes é tema de encontro do Ver. Natalini com lideranças do setor farmacêutico e IBDS

O Vereador Gilberto Natalini recebeu nesta quinta-feira (23/05), lideranças de entidades empresariais do setor farmacêutico (indústria e fármacias), que trouxeram sua visão sobre o tema do descarte de medicamentos. O grupo incluiu representantes da Abcfarma, Abrafarma, Interfarma, Sicofarma e Sindusfarma e do IBDS – Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que vem colaborando com o setor numa agenda de ações para aprofundar a discussão do tema.

DSCN5198


A destinação de medicamentos vencidos é tema de preocupação crescente no mundo pelo potencial de contaminação dos recursos hídricos com fármacos que podem afetar a vida aquática e a água potável, em especial os hormônios. Está em discussão no âmbito da PNRS – Política Nacional Resíduos Sólidos, um acordo setorial envolvendo indústrias e as farmácias para criar um sistema de destinação ambientalmente correta que, a exemplo de países desenvolvidos, encaminhe remédios vencidos para destruição via incineração ou disposição em aterro especial.
Foram abordadas dificuldades de logística e os custos envolvidos já que os remédios não podem ser reciclados, é fundamental para haver controle ao longo da cadeia que previnam desvios de produtos vencidos. Ressaltou-se que já existem algumas iniciativas de coleta e projetos piloto para se conhecer melhor os volumes e a disposição da população em colaborar, levando para uma futura rede de postos de coleta.
O Vereador Natalini propôs ao grupo a organização de um seminário na Câmara Municipal de São Paulo sobre o tema, que acontecerá dia 15/08; além de campanhas de coleta de medicamentos vencidos e abriu a possibilidade de levar o assunto para a 12ª Conferência de Produção mais Limpa, que acontecerá no dia 04/10, no Memorial da América Latina.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *