12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas realiza ações eficazes

Há 12 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que objetiva intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Evento gratuito que na primeira edição em 2002, reuniu 350 pessoas, 6 parceiros e em 2013 contou com mais de 4.000 participantes e 350 parceiros.

D31_2407

A Conferência, evento oficial (resolução 8 de 27/12/2002), da Câmara Municipal de São Paulo, aconteceu no dia Internacional da Ecologia, 04 de outubro, no Memorial da América Latina.

D31_2408

Com o tema: Por uma cidade mais sustentável, o evento foi aberto por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil expuseram ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna foi conduzida pelo ex-ministro do meio ambiente, José Carlos Carvalho e na programação três painéis que contaram com a presença de especialistas da iniciativa privada, governo, academia e terceiro setor. A mediação foi conduzida por três profissionais da grande mídia, Milton Jung, Matthew Shirts e Haisem Abaki. Em foco os temas: São Paulo e suas águas: equilíbrio entre o excesso e a escassez; Circular e respirar na Metrópole e Resíduos: do problema à solução.

D31_2333

Campanhas: Pequenos gestos, grandes mudanças que conscientizam o cidadão para o seu papel na sociedade
Com objetivo de estimular mudanças de atitudes, seis campanhas foram desenvolvidas e se consolidaram durante a Conferência: Arrecadação de Lixo Eletrônico; Descarte de Celulares e Baterias; Ação Renove o Meio Ambiente que receberá óleo de cozinha usado para troca por óleo novo; Troca de chumbadas – acessório de pesca, por pesos cerâmicos ecológicos; Programa de descarte consciente de medicamentos vencidos e sem uso e coleta de recipientes de vidros, que serão destinados aos hospitais para armazenamento de leite.
Cenário de iniciativas sustentáveis
Na área de exposição, o público pôde conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos. Entre tantas iniciativas, a 1ª moto flex do mundo, ônibus movido a etanol, elétrico e híbrido, táxi híbrido e elétrico, bicicleta elétrica, triciclo, máquina de picar madeira de poda de árvore, alimentos orgânicos, calçada acessível, sustentável e durável. Móveis de palete, telha de Pet, placa fotovoltaica, luminárias solar de LED, composteira, chuveiro ecológico, luminárias de bagaço de cana de açúcar, entre outros.

D31_2221

Realizações: Projetos que foram apresentados em edições anteriores também estiveram presentes
O caminhão de água de reuso esteve exposto na área externa do Memorial, um programa da SABESP, fruto do compromisso assumido na 1ª Conferência de P + L, que por iniciativa do vereador Gilberto Natalini, se transformou em lei, em 2002 e alia o desenvolvimento econômico ao ambiental – a reutilização de água, minimiza os custos de produção, beneficiando os dois elementos -, esta ação já é desenvolvida na área industrial, como nas siderúrgicas CSN e CST e na Cidade de São Paulo para lavar ruas, molhar praças e jardins. A Sabesp em 2012 utilizou 1,5 bilhão de litros de água de reuso para fins urbanos e industriais, o que significa uma considerável economia de água potável, deixando-a disponível para o consumo humano.

D31_2448

“Os conceitos apresentados nas doze edições da Conferência de P + L, já estão introduzidos em diversas empresas de diferentes mercados. A P+L, como assim é chamada, trata de uma série de medidas de caráter preventivo e restaurador para ser aplicado aos processos, produtos e serviços. A produção mais limpa requer mudança de atitude da empresa, exercício de gerenciamento ambiental responsável, introdução da inovação e avaliação das melhores opções tecnológicas disponíveis. Enfim, produzir mais e melhor com menos. Isto e muito mais pôde ser conferido nas palestras, que contou com a participação do público e na área de exposição do evento que recebeu mais de 4.000 participantes”, comenta Natalini.
Serviço:
12ª Conferência P + L e Mudanças Climáticas- Por uma cidade mais sustentável
4 de outubro de 2013
8h30 às 17h
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 663 – Portão 13 – Barra Funda

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *