Comissão Municipal da Verdade ouve Carlos Heitor Cony e toma depoimento de João Vicente Goulart na terça-feira

Filho do ex-presidente da República João Goulart vai depor em São Paulo sobre as investigações acerca da morte de Jango

O presidente da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, vereador Gilberto Natalini, tomou depoimento do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, o último profissional de imprensa que esteve com o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek antes da sua morte, no dia 22 de agosto de 1976, em “acidente automobilístico” ocorrido na Rodovia Presidente Dutra.
natalini
Cony encontrou-se com JK, na Casa da Manchete, em São Paulo, no dia 20 de agosto de 1976. O jornalista e escritor, que mora no Rio de Janeiro, disse ontem ao presidente da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo não ter dúvidas de que JK foi assassinado num atentado político.
“A máquina para matar JK na estrada estava pronta”, afirmou Cony, ao se referir à falsa notícia divulgada à imprensa 15 dias antes das mortes do ex-presidente da República e de seu motorista, Geraldo Ribeiro, na Dutra. Naquela oportunidade, explicou Cony, JK estava em sua fazenda, em Luziânia (GO), mas não saiu da propriedade, o que teria impedido o “acidente”.
Cony lembrou que o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, na época exilado na Argélia, integrava uma rede internacional de informações, cujo objetivo era garantir a integridade e a vida de políticos exilados e perseguidos por ditaduras militares. “Arraes alertou que Jango e JK corriam riscos”, relatou Cony.
O jornalista e escritor elogiou o “Relatório JK” elaborado pela Comissão Municipal da Verdade, que concluiu que JK foi morto num atentado político. Cony citou novamente Arraes: “Ele disse claramente que JK foi assassinado”.
Na próxima terça-feira, dia 11, a Comissão Municipal da Verdade toma o depoimento de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República João Goulart, o Jango, morto em circunstâncias ainda não esclarecidas, menos de quatro meses após a morte de JK. João Vicente vai falar das investigações em curso para apurar a causa da morte do ex-presidente.
A reunião da Comissão Municipal da Verdade será às 11 horas, na Sala Sérgio Vieira de Melo, no 1º subsolo da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Centro).

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *