Gabinete Natalini presente na Câmara Setorial de Produtos Florestais

O Vereador Gilberto Natalini foi representado por seu assessor de meio ambiente, Marcelo Morgado, na reunião em 02/04 da Câmara Especial de Produtos Florestais da Sec. Est. de Agricultura e Abastecimento.

IMG_20140402_105236181_HDR

A Câmara congrega entidades do setor produtivo e o governo na busca de soluções para pleitos e problemas. O coordenador é o Prof. Dr. José Otávio Brito da ESALQ/USP, especialista no tema. Na ocasião o assessor apresentou o PL 503/2013 que proíbe carvão de mata nativa, tendo em vista o enorme impacto ambiental. O PL permite uso de diversas fontes renováveis como eucalipto, pinus, sucata de madeira e serragem, mas para cocção de alimentos libera apenas lenha de florestas plantadas.
A iniciativa recebeu apoio unânime e se comentou que carvão da Mata Atlântica, em especial de MG, PR e TO ingressa no estado com preço aviltado, prejudicando as empresas locais. Isso porque é muito mais barato se corta mata do que plantar. Além disso, Prof. Brito alertou que o carvão de mata nativa pode liberar compostos tóxicos na queima, pois como a matéria-prima é muito heterogênea, o controle de temperatura e tempo para carbonização completa é difícil e parte da lenha pode ficar mal processada e num churrasco se gerar os PCAs (policíclicos aromáticos) que são cancerígenos.
Marcelo Morgado também expôs o novo PL em vias de ser protocolado, que desburocratiza o plantio de florestas comerciais na Capital, favorecendo uma atividade que evita a derrubada de árvores nativas.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *